Morreu o ex-Presidente indonésio Habibie, que permitiu a independência de Timor-Leste

Antigo Presidente da Indonésia, Jusuf Habibie, que permitiu o referendo de independência em Timor-Leste e iniciou reformas democráticas após a queda do regime de Suaharto, morreu aos 83 anos, num hospital de Jacarta.

Morreu o ex-Presidente indonésio Habibie, que permitiu a independência de Timor-Leste

Antigo Presidente da Indonésia, Jusuf Habibie, que permitiu o referendo de independência em Timor-Leste e iniciou reformas democráticas após a queda do regime de Suaharto, morreu aos 83 anos, num hospital de Jacarta. Habibie tinha sido internado no início do mês, num hospital militar de Jacarta, na unidade de cuidados intensivos, com problemas cardíacos.

LEIA DEPOIS
Especial julgamento | As incoerências no discurso de Rosa Grilo

Habibie emigrou para a Alemanha aos 19 anos

Antigo Presidente foi escolhido para liderar a Indonésia depois da queda do regime do ditador militar Suharto (1967-1998), inaugurando uma série de reformas que conduziram o país à democracia. Habibie ficou ainda conhecido internacionalmente por ter permitido um referendo que escolheu por larga maioria a independência de Timor-Leste, em 1999, num sufrágio livre e democrático, apesar de a decisão da retirada das tropas indonésias ter conduzido a antiga colónia portuguesa, nesse mesmo ano, a uma crise política e social, na antecâmara de se proclamar um Estado independente.

Habibie nasceu na cidade de Parepare, na ilha de Celebes, e foi o terceiro presidente desde a independência da Indonésia (1945), substituindo Suharto e promovendo reformas sociais, políticas e económicas que abriram o caminho para a recuperação após a crise financeira asiática de 1997. O Presidente Habibie, que Suharto tinha nomeado vice-presidente dois meses antes de sua queda, fez profundas alterações na elite política indonésia, para tentar travar a turbulência dos últimos anos do regime ditatorial.

Carreira política de Habibie começou em 1974

Engenheiro aeronáutico com mais de 40 patentes registadas, Habibie emigrou para a Alemanha aos 19 anos, onde 10 anos depois completou um doutoramento em engenharia e trabalhou para a empresa aeroespacial alemã Messerschmitt-Bolkow-Blohm (MBB), que fazia parte do consórcio da Airbus. A carreira política de Habibie começou em 1974, como consultor de Suharto, amigo de família desde a década de 1950, tendo em 1978 renunciado ao seu emprego na Alemanha e aceitado o cargo de ministro da Tecnologia e Investigação, lançando vários projetos para aumentar a capacidade tecnológica da Indonésia.

Em 1990, quando Suharto começou a abrandar a sua política repressiva e a aproximar-se do Islão, Habibie fundou a Associação Indonésia de Muçulmanos Intelectuais, num país onde 88% dos 265 milhões de habitantes eram muçulmanos.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 11 de setembro
GNR detém casal por suspeita de provocar fogo em Grândola

 

Impala Instagram


RELACIONADOS