Marta Temido: «Um doente pode ter realizado vários testes com resultado positivo».

Na conferência de imprensa diária Marta Temido diz que o número de casos confirmados corresponde ao número de doentes com teste positivo para Covid-19, mas «um doente pode ter realizado vários testes com resultado positivo».

Marta Temido: «Um doente pode ter realizado vários testes com resultado positivo».

A ministra da Saúde, Marta Temido esclareceu esta tarde na conferência de imprensa diária mais uma vez a questão dos testes, frisando que não há proibição da divulgação de dados por Covid-19. «Estamos numa fase de planalto, no entanto, os resultados são ainda dados preliminares e devem ser interpretados com cautela», começou por referir.

Isto, depois de vários presidentes de câmara, da zona norte do País, terem reagido à decisão do ministério de Saúde que impede os delegados de saúde de comunicarem às autarquias os dados epidemiológicos do novo coronavírus. «Há um apelo claro a todas as entidades que integram o ministério da Saúde, em especial as autoridades locais e regionais de saúde, que se concentrem no envio de informação atempada e consistente para o nível nacional», avançou Marta Temido. «Algum tipo de informação só pode ser coligido por autoridades oficiais».

«Um caso confirmado poderá corresponder a mais do que um teste positivo. O critério de cura é aferido pela realização de dois testes e se uma pessoa for testada várias vezes porque já não tem sintomas mas demorar até ter o seu caso confirmado o seu teste conta», esclareceu a ministra da Saúde. E sublinhou: «Não devemos, por isso,  estranhar que haja um número de testes com resultado positivo superior ao número de casos confirmados».

LEIA DEPOIS
Covid-19: Já são conhecidos os números em Portugal

Ainda sobre os testes, Marta Temido adiantou que desde o dia 1 de março foram realizados 161.475 testes de diagnóstico à Covid-19, dos quais 17.893 foram positivos. O dia 8 de abril mantém-se como a data em que foram realizadas mais testagens: 10.715.

O Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica em Portugal deste sábado, dia 11 de abril, contabiliza 15.987 pessoas infetadas com covid-19, mais 515 do que nas 24 horas anteriores. O número de mortes no País subiu para 470, mas 35 do que ontem. Há agora 233 casos de recuperação. Recuperaram 266 pessoas, até agora.

Texto: Carla S. Rodrigues

LEIA MAIS
Meteorologia: Previsão do tempo para sábado, 11 de abril
Covid-19: Espanha com 510 mortes, o menor número desde 23 de março

Leia a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS