Mais de duas centenas de pessoas são vítimas de tráfico em Portugal

O Observatório de Tráfico de Seres Humanos registou um aumento do número de situações de situações de tráfico humano em Portugal. Estima-se que existam mais de duas centenas de pessoas vítimas deste atentado aos direitos humanos no nosso país.

Hoje, dia 30 de julho, assinala-se o Dia Mundial contra Tráfico de Pessoas e Portugal não deve passar esta data em branco.

Ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, o tráfico humano é uma realidade bem presente no nosso país. Associada a práticas que apenas acontecem em países em desenvolvimento ou em submundos urbanos, longe da periferia do quotidiano, a exploração sexual e laboral continuam a ser um problema da sociedade portuguesa.

 

Tráfico aumentou 36,8% em Portugal

Segundo o Observatório de Tráfico de Seres Humanos (OTSH) foram sinalizadas, em 2016, 264 situações de tráfico de pessoas, verificando-se um aumento de cerca de 36,8% de casos do que no ano anterior. Tendo em conta que apenas são contabilizadas as suspeitas provadas, este panorama é extremamente preocupante.

Juntamente com a comunidade internacional, Portugal tem reunido esforços e elaborado medidas de prevenção, investigação, apoio às vítimas e de penalização deste crime tão grave.

A APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é uma das instituições e organizações não governamentais portuguesas que tem desenvolvido um trabalho indispensável na divulgação e combate contra o tráfico de seres humanos.
Para não deixar que este dia passe em branco, a APAV lançou uma campanha que nos relembra dos desafios que Portugal ainda enfrenta, no que diz respeito à exploração de pessoas, mas também identifica os contextos mais comuns onde se dão estas terríveis situações, como sinalizar uma situação de exploração e como contribuir para extinção das mesma.

Saiba mais AQUI e arrepie-se com o vídeo que mostra como é que muitas vezes estas situações começam.

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS