Bebé de 5 meses morre à fome abandonada pela mãe toxicodependente

Mãe toxicodependente abandonou a filha de 5 meses em casa durante quatro dias, alegando que não tinha «condições para criar a bebé». Assistência social ignorou avisos anteriores.

Uma mãe toxicodependente deixou a filha de 5 meses sozinha em casa durante quatro dias. Após a detenção, mulher alegou não ter «condições para criar a bebé», que acabou por morrer à fome.

Uma das filhas da suspeita de morte por negligência e abandono, Siama Rodrigues da Silva, já tinha apresentado queixa e solicitado ajuda à Assistência Social de Cuiabá, no Brasil, que terá ignorado o pedido de socorro.

Mãe toxicodependente deixou a bebé no berço com a luz do quarto acesa para «não levantar suspeitas»

Solenir Rodrigues da Silva, de 42 anos, saiu de casa e abandonou a bebé sozinha. Deixou-a no berço, com o ar condicionado ligado e a luz do quarto acesa. Aparentemente, para «não levantar suspeitas de que estava ausente», suspeitam as autoridades.

Um dos primos de Solenir, porém, tentou por diversas vezes contactar a mãe da criança. Quando, reiteradamente, não obteve resposta, decidiu arrombar a porta de casa e deparou-se com o pior cenário possível. Sara Vitória, de apenas 5 meses, estava sem vida, tendo morrido «à fome».

LEIA MAIS: «Tive de afogar os meus filhos» – mãe toxicodependente confessa crime

De acordo com o que Siama viria a revelar às autoridades policiais e à imprensa local, a mãe, Solenir, «teve sete filhos». Cinco destes «estavam em centros de acolhimento infantil» em processo de adoção ou já adotados.

Siama recorda-se de a mãe, grávida de seis meses da pequena Sara, não ter feito «qualquer acompanhamento pré natal» e de que ter sido «várias vezes apanhada pelos filhos a consumir álcool com açúcar».

«A minha mãe dizia várias vezes que quando a bebé nascesse iria ‘dá-la a qualquer um que a quisesse’»

Bebé de 5 meses morre à fome abandonada pela mãe toxicodependente
Prestou depoimento e «foi libertada» por «não ter condições para assumir os próprios atos»

«A minha mãe dizia várias vezes que quando a bebé nascesse iria ‘dá-la a qualquer um que a quisesse’», recorda outra das filhas de Solenir Rodrigues da Silva, toxicodependente «sinalizada pela Assistência Social», que «nunca tomou medidas».

LEIA MAIS: Homem de família matou e comeu 6 pessoas e não foi condenado

Solenir foi encontrada numa zona frequentada por toxicodependentes. Foi levada para a esquadra, prestou depoimento, mas «foi libertada». De acordo com o chefe da polícia, a mulher «não tinha condições para assumir os próprios atos», por estar «sob efeito de drogas».

Solenir Rodrigues da Silva foi entretanto internada de urgência numa clínica de reabilitação.

Impala Instagram


RELACIONADOS