Madeira festeja novo ano com espetáculo pirotécnico de um milhão de euros

O espetáculo de pirotecnia que festeja a chegada do novo ano na Madeira custa cerca de um milhão de euros, tem a duração de oito minutos e inclui 38 postos de lançamento de fogo em terra e no mar.

Madeira festeja novo ano com espetáculo pirotécnico de um milhão de euros

«Tal como em outros anos, o espetáculo de fogo-de-artifício durará oito minutos e terá uma apoteose de 25 segundos, como manda a tradição da Madeira», diz Carlos Macedo, da Macedo’s Pirotecnia. O espetáculo deste ano tem o tema Madeira em Festa e «é inspirado nas tradições madeirenses do Natal e final de ano», tendo sido «desenvolvido de raiz e em exclusivo» para a ocasião. Segundo Carlos Macedo, existirão «21 quadros pirotécnicos, com cores, tipologias e sons próprios». As cores escolhidas para o espetáculo deste ano passam «pelos laranjas, púrpuras, dourados, prateados, magenta e as cores básicas».

LEIA DEPOIS
Quadra de Natal fria, mas soalheira e sem chuva

Transportadas «520 toneladas de material para a Madeira»

Para que os oito minutos de fogo de artifício aconteçam, explicou Carlos Macedo, foram transportadas «520 toneladas de material para a Madeira», numa operação que já se iniciou em 09 de dezembro. Serão utilizados 8.317 quilos de pólvora para um total de 24 toneladas de fogo, que será disparado às 00h00 de 01 de janeiro. Para que os disparos aconteçam, a empresa divide a operação de montagem em fases. «Entre 14 e 23 de dezembro, vamos organizando tudo, para depois recomeçar em 26 com as ligações elétricas e colocar tudo no terreno em 29», explicou. «Colocar no terreno» implica montar dois postos de fogo na ilha do Porto Santo, cinco postos em batelões ancorados na baía do Funchal e os restantes 31 postos de fogo no anfiteatro que configura a cidade do Funchal.

LEIA MAIS
O que significa uma fita amarela na coleira ou na trela de um cão?
Obstetra alcoolizado deixa morrer mãe e bebé em cesariana

Impala Instagram


RELACIONADOS