Linha que apoia vítimas de violência doméstica recebeu 308 pedidos de ajuda

O secretário de estado da Saúde focou-se no tema da violência doméstica, referindo que esta não pode ficar esquecida no contexto da pandemia da covid-19

Linha que apoia vítimas de violência doméstica recebeu 308 pedidos de ajuda

Na conferência de imprensa desta quarta-feira, 30 de abril, António Lacerda Sales, começou por fazer o habitual balanço da pandemia em Portugal e focou-se no tema da violência doméstica, referindo que esta não pode ficar esquecida no contexto da pandemia da covid-19. Depois de referir a campanha de alerta social massiva, o secretário de Estado da Saúde revelou que a linha que apoia as vítimas recebeu 308 pedidos de ajuda.

LEIA DEPOIS
Primeiro fim de semana de maio arranca com temperaturas de verão

Antes de passar a palavras à coordenadora do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, Daniela Machado, Lacerda Sales adiantou ainda que as denúncias de violência doméstica tiveram um decréscimo de mais de 30%. Daniela Machado referiu que  o SNS tem feito um esforço «de capacitação de profissionais e tem criado equipas multidisciplinares compostas por psicólogos, médicos, enfermeiros».

Violência é um crime público

No total há 452 equipas em cuidados de saúde primários em todo o país, adiantou. «Temos em curso uma orientação acerca da abordagem das situações de violência. Temos vindo a desenvolver campanhas de sensibilização» para diminuir os riscos. A coordenadora do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida alertou ainda que a violência é um crime público, que todos devemos denunciar. «Um apelo às famílias: a violência não é tolerável, peça apoio aos primeiros sinais e proteja as crianças e jovens.»

Em Portugal, nas últimas 24 horas, morreram mais 25 pessoas e foram confirmados mais 183 casos de covid-19. Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), desta quarta-feira, 29 de abril, há agora no país 24.505 infetados, 973 casos mortais, um aumento de 0,75%, e 1.470 recuperados. Há a registar ainda ainda 3.525 pessoas a aguardar os resultados das análises e 29.568 estão sob vigilância.

Texto: Carla S. Rodrigues

LEIA MAIS
Sistema de vigilância da gripe vai ser alargado ao coronavírus
Primeiro fim de semana de maio arranca com temperaturas de verão

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS