Pena de morte para jovens acusados de matar casal britânico

Os dois homens foram condenados por violarem e matarem Hannah Witheridge, de 23 anos, e David Miller, de 24, cujos corpos foram encontrados numa praia na ilha tailandesa de Koh Tao.

Pena de morte para jovens acusados de matar casal britânico

O Supremo Tribunal da Tailândia confirmou esta quinta-feira, 29 de agosto, as sentenças de morte de dois jovens imigrantes birmaneses acusados do homicídio de um casal de turistas britânico, numa turística ilha do sul da Tailândia em 2014. «O tribunal confirma os vereditos proferidos em primeira instância e no recurso», declarou o juiz, citado por agências internacionais.

LEIA DEPOIS
Adolescente abusada e humilhada por familiares após morte da mãe

Suspeitos confessaram o crime, mas recuaram e alegaram que foram torturados pela polícia

Em 14 de dezembro de 2015, Zaw Lin e Win Zaw Tun foram condenados, em primeira instância, por violarem e matarem Hannah Witheridge, de 23 anos, e David Miller, de 24, cujos corpos foram encontrados numa praia na ilha tailandesa de Koh Tao, em setembro de 2014. Advogados e associações de defesa dos direitos humanos acusam a polícia de falhas na investigação e de terem usado os birmaneses como bodes expiatórios, acusações que as autoridades tailandesas sempre negaram. Os dois réus inicialmente confessaram o crime, mas recuaram e alegaram que foram torturados pela polícia. «Respeito a decisão do Supremo Tribunal. No entanto, tendo revisto as provas apresentadas durante o processo, acredito que a culpa e a pena de morte devem ser revertidas», disse nas redes sociais o ativista Andy Hall, assistente da defesa.

Defesa diz que os jovens foram acusados injustamente

A defesa defende que as provas apresentadas pelas autoridades não são fiáveis e não devem ser aceites à luz das normas internacionais. Embora a polícia alegue que as provas de ADN incriminam os jovens, a defesa diz que não foi capaz de proceder a uma verificação independente das análises e que os seus clientes foram injustamente acusados, sem provas conclusivas ou testemunhas.

Para evitar a pena de morte, os birmaneses terão pedir um perdão real e esperar que este seja concedido e revertido em prisão perpétua. A ilha de Koh Tao, que nas décadas de 1930 e 1940 abrigava uma cadeia para presos políticos, é um dos destinos mais populares na Tailândia.

LEIA MAIS
Prisão preventiva para homem que matou mulher a tiro em Braga
Previsão do tempo para sábado, 31 de agosto

Impala Instagram


RELACIONADOS