Joe Berardo quer indemnização de 900 milhões de euros de quatro bancos

Joe Berardo quer receber indemnização milionária de quatro entidades bancárias e defende que opinião pública foi manipulada para acreditar que o empresário é o culpado das perdas dos bancos.

Joe Berardo quer indemnização de 900 milhões de euros de quatro bancos

Joe Berardo já deu entrada, no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, com uma ação contra quatro bancos. O empresário madeirense quer que o Banco Comercial Português, a Caixa Geral de Depósitos, o Novo Banco e o Banco Espírito Santo indemnizem a Função Joe Berardo em 900 milhões de euros.

Assembleia Municipal chumba moções de censura do PS e PSD à Câmara de Setúbal
A Assembleia Municipal de Setúbal chumbou hoje duas moções de censura ao executivo camarário apresentadas por PS e PSD, em protesto contra a receção de refugiados ucranianos por cidadãos russos com alegadas ligações ao Kremlin (… continue a ler aqui)

O empresário tem como argumento o facto de ter sido enganado no momento em que fez investimentos com recurso a créditos. No documento, ao qual a SIC teve acesso, Joe Berardo, de 77 anos, aponta o dedo às entidades bancárias acusando as mesmas de manipulação. Defende ainda que a opinião pública foi condicionada para acreditar que o empresário madeirense é o culpado dos prejuízos registados pelos quatro bancos.

Joe Berardo acusa Governo de querer ficar com a sua coleção de arte

E as acusações de Joe Berardo não se ficam pelas entidades bancárias. O empresário diz ainda que o Governo quer ficar com a sua coleção de arte. O madeirense é um dos arguidos no caso Caixa Geral de Depósitos, cuja investigação teve remonta a 2016. É suspeito de ter causado perdas num valor de quase mil milhões de euros.

Tribunal mantém proibição de Berardo frequentar Bacalhôa e fundação de arte

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) manteve a proibição de contactos de Joe Berardo com oito das entidades às quais está associado, nomeadamente a empresa vinícola Bacalhôa e a Fundação de Arte Moderna e Contemporânea — Coleção Berardo. Segundo a decisão do TRL de quinta-feira, a que a Lusa teve hoje acesso, a defesa do empresário madeirense pedia a reforma do acórdão proferido por esta instância em fevereiro, quando aliviou uma série de medidas de coação impostas pelo juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal, a Joe Berardo, no âmbito do caso CGD, no qual é arguido juntamente com o advogado André Luiz Gomes.

 

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS