Já é conhecido o homem que atacou Nova Iorque, no primeiro atentado após o 11 de setembro

Os Estados Unidos da América voltaram a ser atacados, mais precisamente em Nova Iorque. Já é conhecida a identidade do terrorista que matou oito pessoas

Já é conhecido o homem que atacou Nova Iorque, no primeiro atentado após o 11 de setembro

Manhattan foi palco de um ataque, durante o final de tarde desta terça-feira, dia 31 de outubro. Um homem, numa carrinha branca de caixa aberta, atropelou vários peões e ciclistas, junto a uma escola secundária. As autoridades garantem que já não existe qualquer ameaça.

O atacante tem 29 anos e vivia nos Estados Unidos da América desde 2010

O homem responsável pelo ataque de terça-feira, que causou pelo menos oito mortos e 11 feridos em Manhattan, Nova Iorque, é natural do Uzbequistão e vive nos Estados Unidos desde 2010, anunciaram as autoridades.

As autoridades, citadas pela AP, referem que o alegado responsável pelo ataque é Sayfullo Saipov, de 29 anos, natural do Uzbequistão, que chegou aos Estados Unidos em 2010. Tem carta de condução da Florida, mas tem residido em Nova Jersey.

A carrinha, que tinha sido alugada, atingiu várias pessoas, com o condutor a abandonar depois a viatura com duas armas, uma de ‘paintball’ e outra pressão de ar, disse James O’Neill, comissário da polícia.

O homem foi de seguida atingido pelas autoridades no abdómen e acabou por ser detido, com as autoridades a referirem que foi hospitalizado, para ser operado, e que é esperado que sobreviva.

O responsável policial disse ainda que homem gritou “Allahu Akbar”, a expressão árabe para “Deus é Grande”, na altura em que abandonou a viatura.

 

Donald Trump reage ao «ato de terrorismo» em Manhattan

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, já reagiu ao ato de terrorismo:

«Em Nova Iorque, parece que houve mais um ataque de uma pessoa doente e perturbada. As autoridades estão a seguir o caso de perto. Não nos EUA!»

Mayor de Nova Iorque confirma oito vítimas mortais

Na conferência de imprensa, que ocorreu durante a noite desta terça-feira, Bill de Blasio, mayor de Nova Iorque, confirmou que o ataque provocou a morte de oito pessoas «inocentes» e que o incidente «foi um ato de terrorismo particularmente cobarde».

Suspeito detido tem 29 anos

O comissário da polícia de Nova Iorque revelou que o condutor da carrinha é um jovem de 29 anos e que, quando foi detido, foi baleado no abdómen, pois fazia-se acompanhar de uma arma. Só depois da detenção é que a força policial percebeu que se tratava de uma arma de paintball.

A identidade do alegado autor do crime não será revelada, por enquanto, para não prejudicar a investigação em curso. No entanto, foi referido que o suspeito está a receber tratamento numa unidade hospitalar norte-americana.

Governador de Nova Iorque fala em novos métodos de realizar atos terroristas

Ainda na mesma conferência de imprensa, o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, salientou que este ataque representa novas formas de atos terroristas, referindo que apenas esteve envolvida uma pessoa neste incidente.

«Tratou-se de um lobo solitário»

Testemunhas revelam que suspeito gritou «Allahu Akbar» («Deus é grande», em árabe)

De acordo com declarações de testemunhas prestadas ao New York Times, o alegado autor do ataque terá gritado «Allahu Akbar», «Deus é grande» em árabe, quando saiu da carrinha, após atropelar várias pessoas.

Autoridades confirmam a existência de «vários mortos»

A polícia de Nova Iorque, NYPD, já confirmou a existência de «vários mortos» e feridos, na sequência do incidente. A carrinha alugada atingiu pelo menos 15 pessoas, causando a morte de oito e ferimentos a quinze, até este momento (atualização 22h11).

A polícia está a investigar o ataque como um ato terrorista

Segundo a polícia de Nova Iorque, o alegado autor do crime já foi detido e e garante que não há quaisquer outros suspeitos a monte. A tragédia ocorreu entre Chambers e Street Hudson e, de acordo com a CBS, aconteceu muito perto de um memorial às vítimas do 11 de setembro.

A polícia de Nova Iorque pede a toda a população para evitar a zona do tiroteio, por questões de segurança, e para garantir que a investigação decorre da forma mais rápida e eficaz.

Nota: As seguintes imagens podem ferir a susceptibilidade dos leitores mais sensíveis

Clique para ler mais notícias em destaque

Cristiano Ronaldo goza com Katia Aveiro: «Vai rezar» (vídeo)
Cristiano Ronaldo goza com Katia Aveiro: «Vai rezar» (vídeo)
Conheça o Chef Cozinheiro do Ano que tem apenas 26 anos
Conheça o Chef Cozinheiro do Ano que tem apenas 26 anos
Risco de incêndio mantêm-se. Dispositivo de combate aos fogos prolongado até 15 de novembro
Risco de incêndio mantêm-se. Dispositivo de combate aos fogos prolongado até 15 de novembro
PJ apreende mais de uma tonelada de cocaína
PJ apreende mais de uma tonelada de cocaína
Compras com cartões estrangeiros atingem máximos históricos no verão
Compras com cartões estrangeiros atingem máximos históricos no verão

Impala Instagram


RELACIONADOS