Altas temperaturas dificultam combate aos incêndios

Alguns dos concelhos dos distritos de Castelo Branco e Santarém foram afetados este fim de semana e apresentam hoje um risco máximo de incêndio devido às altas temperaturas.

Altas temperaturas dificultam combate aos incêndios
 O dia de hoje vai ser marcado por temperaturas altas, baixa humidade e vento moderado, avançou Madalena Rodrigues, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em declarações à agência Lusa, referindo que estas condições não são favoráveis «ao combate aos fogos».
Leia depois
Previsão do tempo para segunda-feira, 22 de julho

«Para as regiões afetadas pelos incêndios que pertencem ao distrito de Castelo Branco estão previstos 39 graus e baixa humidade que pode atingir os 15% durante a tarde. Para amanhã [terça-feira] já se prevê uma pequena descida da temperatura máxima e uma ligeira recuperação da humidade relativa nas regiões do interior norte e cento», explicou.

Hoje, entre os quase 40 concelhos em risco máximo de incêndio encontram-se os concelhos de Vila de Rei e Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, e Mação e Sardoal, em Santarém.  O risco de incêndio determinado pelo IPMA conta com cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

90% das chamas dominadas em Castelo Branco

«O incêndio está estabilizado e quer a frente de Vila de Rei, quer a frente de Mação estão 90% dominadas. Há 10% do território que carece ainda de muita atenção porque têm perímetro ativo e chama. Os trabalhos continuam a ser realizados no teatro de operações», afirmou o Comandante do Posto de Comando da Proteção Civil, Pedro Nunes, na Sertã, durante o ponto de situação sobre o desenvolvimentos dos fogos, às 08h00.

Leia mais
Governo afirma que prioridade no combate aos incêndios é a proteção das pessoas e das aldeias

Marcelo diz que prioridade é o combate e que haverá tempo para balanço aos incêndios

Impala Instagram


RELACIONADOS