Incêndios | Três mortos, vários desaparecidos e 150 casas destruídas na Austrália

Três pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas na sequência dos incêndios que estão a atingir a costa leste da Austrália, havendo ainda registo de mais de 150 casas destruídas.

Incêndios | Três mortos, vários desaparecidos e 150 casas destruídas na Austrália

Três pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas na sequência dos incêndios que estão a atingir a costa leste da Austrália, havendo ainda registo de mais de 150 casas destruídas. Os ventos fortes que se fazem sentir na região estão a dificultar o combate aos mais de 70 incêndios que deflagraram em Nova Gales do Sul, o estado mais populoso da Austrália, e que estão a ser combatidos por mais de 1500 bombeiros.

LEIA DEPOIS
Mãe do bebé encontrado no lixo em prisão preventiva. Recém-nascido vai para instituição

Mulher que perdeu a vida nos incêndios chegou a ligar à família a pedir ajuda

Uma das vítimas mortais é uma mulher que foi encontrada inconsciente e com queimaduras graves na sexta-feira perto de Glen Innes, e que morreu no hospital. Trata-se de uma mulher de 69 anos que se encontrava sozinha em casa na pequena localidade de Wytaliba, quando foi cercada pelas chamas. “Fui a última pessoa a falar com ela. Estava em pânico total e disse-me que estava a arder, que estava tudo a arder à volta”, referiu à cadeia de televisão Nine Network, Chrystal Harwood, nora da vítima mortal.

Harwood referiu ainda que a sogra desligou antes de ter tempo para lhe dizer para abandonar a casa e que, apesar de várias tentativas, não voltou a conseguir falar com ela. Os bombeiros encontraram já hoje um outro corpo dentro de um carro, perto de Glen Innes (cerca de 550 quilómetros a norte de Sidney), vítima do mesmo incêndio. Trata-se de um homem cuja identificação não foi divulgada.

Fogos causaram já queimaduras em mais de 30 pessoas, incluindo bombeiros

Na zona de Glen Innes, as autoridades adiantaram que há ainda sete pessoas desaparecidas, o que levou o comissário do Corpo de Bombeiros Rural Shane Fitzsimmons a alertar para a possibilidade de uma subida do número de mortos.

O mesmo responsável indicou que os incêndios causaram já queimaduras em mais de 30 pessoas, incluindo bombeiros, e que uma delas acabou por ter uma paragem cardiaca. Uma terceira vítima foi posteriormente encontrada dentro de um prédio localizado junto ao rio Jonhs, a norte de Taree, afetada por um outro incêndio.

Há zonas às quais as equipas de avaliação não conseguiram aceder

Os vários incêndios que estão a varrer a Austrália destruiram já 150 casas, mas o número deverá aumentar nas próximas horas uma vez que há zonas afetadas a que equipas de avaliação não conseguiram ainda aceder. Centenas de pessoas tiveram de ser retiradas para centros de evacuação e muitas passaram a noite em carros, sem que haja ainda indicação das autoridades para regressarem às suas casas, devido ao fumo e perigo de reacendimento.

Citado pela Associated Press, o primeiro-ministro australiano alertou as pessoas para esperarem más notícias nas zonas que estão a ser assoladas pelas chamas. “Os incêndios devastadores e terríveis que vimos em Nova Gales do Sul, mas também em Queensland foram particularmente arrepiantes”, precisou Scott Morrison, que quando falou não tinha ainda sido encontrada a terceira vítima mortal. A época de incêndios na Austrália, que habitualmente atinge um ‘pico’ durante o verão, começou este ano mais cedo depois de um inverno particularmente quente e seco.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sábado, 9 de novembro
Dois mortos em despiste de automóvel no centro do Porto

 

Impala Instagram


RELACIONADOS