Humidade em casa? Sete truques que podem ajudar

Eis as melhores soluções para o ajudar a resolver os problemas de humidade em sua casa.

Humidade em casa? Sete truques que podem ajudar

A humidade é capaz de transformar qualquer casa de sonho num autêntico pesadelo. E todos os invernos são muitas as que cedem a este fenómeno. Seja por uma construção deficiente, seja porque a casa está localizada numa zona muito húmida, seja pela passagem do tempo, por vezes, mesmo nas casas novas, o excesso de humidade é um problema sério. Para além dos problemas que acarreta para o imóvel, a humidade pode causar vários problemas para a saúde, podendo ser responsável por doenças respiratórias alérgicas graves. Mas não desespere. Este fenómeno pode não ser um bicho de sete cabeças e fique a saber que praticamente todas as casas têm salvação. Leia atentamente estas dicas que o vão ajudar com os problemas de humidade.

VEJA DEPOIS
É possível comunicar com gatos (e é muito simples). A Ciência explica como

7 dicas para o ajudar com a humidade de casa

  1. 1 – Deixe o ar circular

Uma boa opção é ter uma ventilação adequada em casa. Esta pode ser natural (através de portas e janelas) ou forçada (ventiladores, extratores e exaustores). Deve ventilar as zonas onde a produção de humidade é maior, como a casa de banho e cozinha. Mas se verificar a existência de gotas a escorrer é sinal de que deve também investir num extrator ou num sistema de exaustão. Arejar a casa, além de combater o excesso de humidade, ajuda a reduzir os poluentes no ar interior.

2 – Sensores de humidade

Identificar o problema é uma das formas de saber como reduzir a humidade em casa. Assim, quando detetar um nível acima do desejado, basta ativar os sistemas de ventilação e exaustão.

3 – Atenção às plantas

Nem todas as plantas são adequadas para o interior e há certas espécies que podem aumentar o nível de humidade da casa. Existem plantas que libertam vapor de água o que pode ser contraproducente numa casa onde a humidade em excesso já é um problema.

4 – Desumificadores

Com a ajuda destes aparelhos irá reduzir os níveis de humidade em casa, bem como tornar o ambiente mais agradável.

5 – Bom isolamento

Uma boa opção para reduzir a humidade em casa é apostar num bom isolamento, que é essencial para evitar que a humidade do exterior entre em casa, além de evitar a perda de ar seco e quente do ar condicionado ou do aquecimento, mantendo a temperatura interior em níveis estáveis que impeçam a condensação.

6 – Seque a roupa na rua

Secar a roupa dentro de casa aumenta os níveis de humidade, sendo este um dos grandes responsáveis pela condensação de água por casa. Por isso, mesmo nos dias de chuva, tente ao máximo secar a roupa no exterior. Se não conseguir evitá-lo, ventile ou areje a divisão para impedir vidros embaciados, gotas de água nas paredes e a consequente formação de fungos.

7 – Sempre de tampa posta

Quando cozinhar, tape as panelas e ligue o exaustor.

Impala Instagram


RELACIONADOS