Homem recupera consciência após 15 anos em estado vegetativo

Homem em estado vegetativo recuperou consciência e movimentos após ter-lhe sido colocado implante no peito com estimulador de nervo cerebral.

Homem recupera consciência após 15 anos em estado vegetativo

Um homem, de 35 anos, em estado vegetativo desde os 20 recuperou para um estado de mínima consciência, depois de uma equipa médica ter recorrido a uma técnica experimental de neuro-estimulação. O inovador procedimento, publicado na revista científica Current Biology, implica que um nervo específico no cérebro seja estimulado por impulsos eléctricos, durante um mês. Para tal, a equipa médica e de investigadores colocou um implante no peito do homem com um estimulador neuro cerebral.

LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para segunda-feira, 21 de outubro

Experiência foi um sucesso e pode vir a tirar outros pacientes do estado vegetativo

A experiência acabou por ser um sucesso. O homem começou a restabelecer contacto com o mundo, tendo seguindo objectos com os olhos, virado a cabeça ao ouvir o nome próprio e manifestado expressões faciais. Este é um marco histórico na medicina. Até esta intervenção, o estado vegetativo era considerado irreversível e a probabilidade de recuperação era quase inexistente. A investigação foi realizada pelo Centro Nacional para a Investigação Científica, em França. Esta técnica já tinha sido utilizada, mas para casos de epilepsia e depressão. O paciente é um homem que ficou em estado vegetativo após um acidente de carro, que lhe provocou danos em várias conexões cerebrais.

LEIA MAIS
Criança de 12 anos inspira-se em jogo para matar vizinha à facada
Adolescente armado ameaça namorada com vídeos íntimos

Impala Instagram


RELACIONADOS