Homem morre no hospital de Leiria após seis horas de espera

A Ordem dos Médicos instaurou um processo disciplinar à equipa que estava de serviço no hospital de Leiria quando um utente, de 42 nos, morreu nas urgências.

Homem morre no hospital de Leiria após seis horas de espera

Um homem, de 42 anos, morreu nas urgências do Hospital de Santo André em Leiria, depois de esperar seis horas por tratamento. A Ordem dos Médicos (OM) instaurou um processo disciplinar à equipa que estava de serviço quando o utente, com dificuldades respiratórias e dores no peito, morreu nas urgência. A unidade hospitalar também abriu um inquérito.

LEIA DEPOIS
Marcelo: «Não há sinais de que o desconfinamento tenha agravado o surto epidémico»

«Temos uma situação de um utente de 42 anos com uma dor torácica, que aguardou seis horas para ser atendido nas urgências, acabando por morrer com um enfarte”, disse o presidente da secção regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, à Lusa.

Segundo este responsável, trata-se de uma situação “muito grave”, o que levou a OMa instaurar um processo disciplinar “urgente, para averiguar se houve ou não responsabilidade médica”.

“Não podemos tolerar uma situação desta gravidade”

Em resposta à Lusa, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria informa que, “ao tomar conhecimento da situação, procedeu à abertura de um processo de inquérito para apuramento dos factos, e agirá em conformidade com as conclusões deste procedimento”.

“O Conselho de Administração lamenta o ocorrido, endereçando as suas mais sinceras condolências à família”, acrescentou. O presidente da secção regional do Centro da OM sublinha que, tendo em conta as queixas do paciente, “era uma situação para ser atendido imediatamente”.

A este paciente foi-lhe atribuída a pulseira amarela. Não querendo avançar com qualquer hipótese sobre a forma como foi feita a triagem, Carlos Cortes refere que este método foi implantado “para os doentes não serem atendidos por ordem de chegada, mas pela gravidade da situação”. E acrescenta:  “Uma dor torácica à esquerda, sem razão aparente, não pode ter este tempo de espera”.

LEIA MAIS
GNR trava festa convocada pelas redes sociais em tempo de pandemia
Homem de 21 anos detido por anunciar ataque contra muçulmanos na internet

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS