Conheça a história de Iran Ferreira, o fenómeno mundial que todos conhecem como Luva de Pedreiro

Iran Ferreira, conhecido como Luva de Pedreiro, sonhava ser jogador de futebol e aos 20 anos passou a fazer coisas tão simples como comer pizza, batatas fritas e ir à praia.

Conheça a história de Iran Ferreira, o fenómeno mundial que todos conhecem como Luva de Pedreiro

Chama-se Iran Ferreira, mas o mundo virtual (e não só) conhece o jovem brasileiro, de apenas 20 anos, como Luva de Pedreiro. Aquele que é visto como o novo fenómeno mundial conta com mais de 6 milhões de seguidores no Instagram. Aos quais se juntam mais de 9 milhões no TikTok. E ainda os perto de 500 mil no Twitter e mais de 600 mil no YouTube. Tudo isto graças à forma peculiar como o jovem grava vídeos com uma bola nos pés.

Cristianinho grava vídeo a imitar fenómeno da internet e deixa fãs espantados
Cristiano Ronaldo Júnior gravou um vídeo a marcar um golo ao estilo de fenómeno brasileiro e deixou os fãs de boca aberta (… continue a ler aqui)

A aposta de Iran Ferreira são vídeos curtos. Gravados num campo pelado em Tábua, no interior da Bahia, Brasil. Além dos remates certeiros, existem festejos peculiares e imitações de craques do futebol mundial. Como é o caso de Cristiano Ronaldo. As imagens de marca são as luvas que tem calçadas e as palavras “receba” e “Graças a Deus Pai” com que termina os vídeos. Estes são os ingredientes que tornaram o jovem famoso em todo o mundo. Com cada vez mais pessoas a imitarem o que faz.

“Comecei a jogar futebol aos cinco anos, mas como as coisas são difíceis e não tive a oportunidade, resolvi focar-me em fazer vídeos e conteúdos”,

Prova disso é que os vídeos de Iran Ferreira já foram partilhados por clubes como o Benfica, Barcelona e Bayern de Munique. Ou por jogadores como Gnabry. E ainda por outro fenómeno: o filho de Cristiano Ronaldo. Tirando isto, muitos ainda desconhecem a história do menino brasileiro que se transformou num fenómeno à escala mundial. E tal como tantas outras crianças, também Ivan sonhava ser jogador de futebol.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FC Bayern (@fcbayern)

“Comecei a jogar futebol aos cinco anos, mas como as coisas são difíceis e não tive a oportunidade, resolvi focar-me em fazer vídeos e conteúdos”, conta num vídeo. Explica ainda que esta foi também uma forma de poder ajudar no sustento da família. Sendo que conta também com a ajuda de amigos e vizinhos para gravar os vídeos virais.

Origem do nome

Uma das curiosidades é a origem do nome pelo qual é conhecido. E tudo está relacionado com a falta de dinheiro para comprar luvas de inverno. As mesmas que os jogadores usam nos jogos com temperaturas mais baixas. “Fui numa loja de materiais de construção e comprei luvas de pedreiro. Quando gravava os vídeos todos me chamavam luva de pedreiro (algo pejorativo). A partir daí, usei isso para me incentivar”, conta. “A luva de pedreiro é um diamante bruto que soube lapidar. É com ela que a magia acontece”, refere.

Adepto do Vasco da Gama

Apesar de partilhar vídeos com muitas camisolas, Iran Ferreira tem as suas preferências clubísticas. No que ao Brasil diz respeito é adepto fervoroso do Vasco da Gama. Aliás, a camisola do clube é mesmo uma das mais utilizadas em diversos vídeos. Já a fama fez com que fosse convidado a conhecer as instalações do clube e a privar com os jogadores que admira.

“Sem o futebol, eu não sou nada”

Os simples vídeos que vão acumulando fãs um pouco por todo o mundo acabaram por mudar a vida de Iran Ferreira. Que aos 20 anos passou a fazer coisas que muitos outros jovens consideram banais, mas que nunca tinham feito parte da sua vida. Como comer pizza, batata frita, ir à praia e viajar de avião. “Futebol é vida, é alma. O futebol é importante para mim. Sem o futebol, eu não sou nada. Jogar futebol é um dos maiores prazeres da vida”, conclui. Ivan Ferreira pode também gabar-se de ser o primeiro brasileiro a ser seguido pela conta oficial do Instagram.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Reprodução Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS