Greta Thunberg | «Pirralha» eleita personalidade do ano pela Time

A ambientalista sueca Greta Thunberg foi eleita esta quarta-feira, 11 de dezembro, personalidade do ano pela revista Time.

Greta Thunberg | «Pirralha» eleita personalidade do ano pela Time

A ambientalista sueca Greta Thunberg, que esteve recentemente em Portugal, foi eleita nesta quarta-feira, 11 de dezembro, a personalidade do ano pela revista Time. A nomeação ocorre anualmente e dá destaque ao trabalho ou às causas de uma personalidade. Neste caso, por a jovem, de 16 anos, ter dado início a um movimento global de combate às alterações climáticas.

Nancy Pelosi (líder da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos), Donald Trump (Presidente norte-americano), o denunciante anónimo que está na origem do processo de ‘impeachment’ a Trump, a jovem ativista sueca Greta Thunberg e os manifestantes de Hong Kong eram os nomes que constavam na lista de nomeados.

LEIA DEPOIS
Prepara-se, vamos entrar no pico da gripe!

“Conseguiu criar uma mudança de atitude global”

Em 2018, Greta faltou às aulas para acampar em frente do parlamento sueco, segurando uma placa onde se lia “Skolstrejk för klimatet” (“Greve escolar pelo clima”). Nos 16 meses seguintes, falou com chefes de Estado na ONU, reuniu-se com o papa, zangou-se com o Presidente dos Estados Unidos e inspirou 4 milhões de pessoas a unirem-se à greve climática global em 20 de setembro de 2019, naquela que se tornou a maior manifestação pelo clima da história.

Para a Time, Thunberg “conseguiu criar uma mudança de atitude global”, organizando um movimento mundial que pede mudanças urgentes. “Fez um apelo aos que estão dispostos a agir e encheu de vergonha aqueles que não estão”, refere a revista, lembrando que Greta Thunberg conseguiu convencer vários líderes mundiais, desde presidentes de câmara municipal até Presidentes de países, a assumir compromissos concretos.

 

Texto: Carla S. Rodrigues com Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS