Graça Freitas reconhece que curva epidemiológica apresenta «sinais de estabilidade»

No entanto, a diretora-geral da Saúde pede cautela para um vírus que não é o de uma gripe. “Se abrandarmos as medidas que estão a permitir a estabilidade da curva podemos ter novo pico”.

Graça Freitas reconhece que curva epidemiológica apresenta «sinais de estabilidade»

A diretora-geral da Saúde, na conferência de imprensa desta quarta-feira, 8 de abril, começou por referir que  os testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus só devem ser feitos quando já há uma subida de anticorpos e serão úteis em fase de convalescença. «A ciência ainda não nos permite dizer com exatidão qual é esse tempo. As pessoas podem já ter anticorpos e, ao fim de 15/20 dias esses anticorpos ainda não significarem um nível protetor», explicou Graça Freitas.

LEIA DEPOIS
Quem é Ming Chu Hsu, a multimilionária que doou 4,6 milhões em equipamento médico a Portugal

Graça Freitas assumiu que a DGS que está atenta ao que se tem verificado nos outros países da Europa e o Instituto Ricardo Jorge e os seus parceiros internacionais estão a acompanhar esta situação. «Quando soubermos mais sobre estes testes, isto pode ser muito útil como prova de que a pessoa pode regressar à vida normal. Ainda temos de aguardar um bocadinho».

Pico em Portugal

Quanto ao facto de alguns estudos referirem que Portugal já alcançou o pico da pademia por Covid.19, Graça Freitas responde explicando que existem duas curvas. Uma com os dados conhecidos, outra criada a partir da primeira, por cientistas e académicos. Com base nas duas curvas, é feita uma estimativa do pico. «Nos últimos dias, tem havido uma certa estabilidade nas duas curvas, o que pode indicar o planalto. Mas isto não é um dado garantido, teremos de esperar mais uns dias»

A diretora-geral da Saúde pede cautela, referindo que as medidas de contenção não podem ser abrandadas. “Não é como a gripe. Se abrandarmos as medidas que estão a permitir a estabilidade da curva podemos ter novo pico”, sublinhou.

Testes nos lares

Relativamente aos testes nos lares, Graça Freitas frisa que existem duas normas: “Uma norma diz que um idoso que entra pela primeira vez num lar tem de ter um teste negativo e fica em quarentena durante 14 dias”. Algo diferente para um residente num lar que sai para fazer tratamento num hospital. “Só contacta com profissionais protegidos e regressa. Nesse caso, não faz teste, mas fica em isolamento”.

O Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica em Portugal desta quarta-feira, dia 8 de abril, contabiliza 13.141 pessoas infetadas com covid-19, uma subida de 699. O número de mortes no País subiu para 380, mais 35 do que nas 24 horas anteriores.

Texto: Carla S. Rodrigues

LEIA MAIS
Capitão do porto de Cascais detido por violência doméstica pede exoneração
76 dias depois, Wuhan volta hoje à normalidade

Leia a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS