Governo reforça poderes da ACT para combater despedimentos ilegais

A Autoridade para as Condições do Trabalho vai ter mais poderes para para lidar com abusos nos despedimentos ilegais durante esta fase da pandemia da Covid-19.

Governo reforça poderes da ACT para combater despedimentos ilegais

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) vai ter mais poderes para para lidar com abusos nos despedimentos ocorridos durante a pandemia da Covid-19. A medida que consta de despacho do MTSSS dita que a Direção-Geral do Emprego e Relações do Trabalho (DGERT) vai passar a enviar à ACT e ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) os despedimentos coletivos que lhe são comunicados.  A partilha desta informação constitui um “reforço de poderes da ACT”, refere a tutela, frisando que, caso não exista regularização pela empresa, mantém-se a obrigação de pagamento da retribuição aos trabalhadores até decisão judicial.

LEIA DEPOIS
“O tribunal errou”. MP quer pena máxima para amante de Rosa Grilo

«A ACT poderá identificar rapidamente todos os despedimentos coletivos com indícios de não estarem de acordo com a lei e que sejam sinalizados por denúncia de trabalhadores, sindicatos ou outros meios», refere o comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. «Com este reforço da informação, os serviços públicos ficam mais capacitados para agir no âmbito das suas competências».

A comunicação dos processos ao IEFP, nos casos em que se confirme a situação de desemprego, permite assegurar «um melhor encaminhamento para proteção social e para políticas ativas de reforço da empregabilidade».

Texto: Carla S. Rodrigues

LEIA MAIS
Registo de nascimento disponível via internet a partir de hoje
Covid-19: Espanha regista 517 nas últimas 24 horas. Número continua a cair

Leia a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS