Gosta de banana? Atenção, especialistas alertam que fruta pode desaparecer em breve

A variedade de banana mais consumida pelo ser humano está em risco de desaparecer.

Gosta de banana? Atenção, especialistas alertam que fruta pode desaparecer em breve

A variedade de banana mais consumida pelo ser humano está em risco de desaparecer devido à «doença do Panamá». De acordo com declarações prestadas por especialistas à BBC, é urgente «preservar a planta, pois pode ser esse o segredo para manter a banana a salvo no futuro».

A banana em causa chama-se banana Cavendish. Esta fruta é plantada principalmente no continente asiático e americano. Recentemente, a «doença do Panamá» está a destruir muitas culturas deste tipo de banana, sobretudo na Ásia. A doença é provocada por um fungo que se instala nas raízes das bananas.

A banana poderá mesmo desaparecer se a «doença do Panamá» se alastrar para outros continentes e segundo os cientistas, a propagação é fácil.

«[A «doença do Panamá»] é uma doença muito resistente, que pode perdurar dias na sola de um sapato», explicou em 2016, a bióloga especialista em plantações e investigadora na Universidade de Wageningen, Gert Kema.

Outra má notícia é o tratamento desta doença. Aparentemente, ainda não foi encontrada uma forma de atacar a doença. «Assim que a doença chegar àquele território, não há como salvar uma plantação», alertou Gert Kema.

O artigo publicado pela BBC esta quinta-feira, dia 5 de julho, ainda adianta que a «doença do Panamá» pode facilmente passar para outras espécies e plantações.

LEIA MAIS: Fruta Feia salva do lixo mais de mil toneladas de frutas e legumes

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS