Febre misteriosa dizima dezenas de crianças na Índia

Pelo menos 50 pessoas de alguns distritos do estado de Uttar Pradesh, no Norte da Índia, morreram depois de terem apresentado febres altas e estarem a pingar suor. A maioria das vítimas são crianças.

Febre misteriosa dizima dezenas de crianças na Índia

Pelo menos 50 pessoas de alguns distritos do estado de Uttar Pradesh, no Norte da Índia, morreram depois de terem apresentado febres altas e estarem a pingar suor. A maioria das vítimas são crianças. De acordo com a BBC, os menores queixaram-se de dores de cabeça e nas articulações, desidratação e náuseas. Em alguns casos foi ainda relatada erupções cutâneas que se alastrava pelas pernas e braços.

Há ainda centenas de crianças internadas. No entanto, nenhuma das vítimas mortais testou positivo para a covid-19. Os médicos de alguns dos distritos mais afetados pela “febre misteriosa” acreditam que as mortes podem estar a ser provocadas pelo mosquito do dengue.  Os doentes internados registam uma diminuição no nível de plaquetas, uma das patologias associadas à doença. “Os pacientes, especialmente as crianças, estão a morrer muito rapidamente”, revelou a Dra. Neeta Kulshrestha à estação de televisão britânica.

O que é a dengue?

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, “a infeção pelo vírus dengue é provocada por um flavivírus e transmite-se através da picada dos mosquitos do género Aedes, particularmente Aedes Aegypti, infetados com o vírus, não ocorrendo transmissão de pessoa para pessoa.” Circula na Índia há centenas de anos e é endémico em mais de 100 países, apesar de cerca de 70% dos casos serem relatado na Ásia. As crianças têm até cinco vezes mais probabilidade de morrer durante uma segunda infecção por dengue do que os adultos.

LEIA AINDA
Covid-19: Infeção fúngica mortal encontrada em doentes recuperados
Covid-19: Infeção fúngica mortal encontrada em doentes recuperados
A mucormicose decorre dos tratamentos a que os pacientes hospitalizados em cuidados intensivos são sujeitos e pode causar desfigurações faciais. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS