Finanças dão mais um dia a quem se esqueceu de validar faturas para o IRS

Só na terça-feira foram validadas mais de 33 milhões de faturas.

Finanças dão mais um dia a quem se esqueceu de validar faturas para o IRS

A Autoridade Tributária resolveu prolongar, até esta quarta-feira, o prazo que os contribuintes têm para validar as suas faturas através do portal das Finanças. Esta decisão é justificada com a enorme afluência de acessos que se verificou até terça-feira e que causou alguns «constrangimentos temporários» no sistema. Assim, todos os contribuintes que não conseguiram fazer a validação até terça-feira, podem fazê-la ao longo desta quarta-feira, dia 26 de fevereiro.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: A previsão do tempo para esta quarta-feira

33 milhões de faturas validadas esta terça-feira

«Tendo sido verificadodos constrangimentos temporários no acesso ao e-fatura para confirmação de faturas entre as 18h00 e as 24h00 do dia 25 de fevereiro de 2020, que podem ter condicionado alguns contribuintes na validação das suas faturas, a Autoridade Tributária informa que aquele sistema continua disponível durante o dia 26 de fevereiro de 2020 para esse efeito», refere a Autoridade Tributária em comunicado.

O Fisco informa que só na terça-feira, dia 25 de fevereiro, foram validadas mais de 33 milhões de faturas e no intervalo de tempo em que o sistema ficou em baixo, foram validadas mais de 2,2 milhões de fatura por hora.

Recorde-se que a validação de faturas é um indispensável para que as Finanças possam fazer o pré-preenchimento automático das declarações de IRS. Até ao dia 15 de março é disponibilizada no e-fatura a informação sobre o valor das deduções referentes a cada setor, tendo por base as faturas emitidas em 2019, comunicadas e validadas dentro do prazo estipulado. Até 31 de março, o contribuinte pode reclamar dos montantes das deduções que são assumidos pelas Finanças.

LEIA MAIS
Grupo de amigos de vítima de despiste na Segunda Circular invade cemitério de mota

 

Impala Instagram


RELACIONADOS