Ex-cardeal acusado de abusos sexuais contra adolescente

O ex-cardeal Theodore McCarrick foi indiciado formalmente por abusos sexuais de menores em Massachusetts, nos Estados Unidos. O ex-prelado é o mais alto membro da Igreja Católica no país a responder formalmente por pedofilia e esta é a primeira acusação que é feita pelo sistema judicial dos EUA.

Ex-cardeal acusado de abusos sexuais contra adolescente

O ex-cardeal e ex-arcebispo de Washington Theodore McCarrick foi indiciado formalmente por abusos sexuais de menores em Massachusetts, nos Estados Unidos, segundo o jornal “Boston Globe”. O ex-prelado é o mais alto membro da Igreja Católica no país a responder formalmente por pedofilia e esta é a primeira acusação que é feita pelo sistema judicial dos EUA. A acusação do tribunal é sobre o abuso sexual a um rapaz que tinha 16 anos à época do crime, que terá acontecido na década de 1970 durante um evento religioso no Wellesley College. Num dos relatórios apresentado no tribunal, consta que a vítima disse aos investigadores que McCarrick era um amigo da família e começou a abusar dele quando era criança.

Investigação do Vaticano aponta o antigo Papa João Paulo II como principal culpado do encobrimento dos crimes

McCarrick, 91 anos, foi destituído pelo Papa Francisco em 2019 depois de conhecido o depoimento deste antigo acólito, em 2017. Depois de conhecida esta denúncia, o Papa ordenou uma investigação detalhada que revelasse crimes cometidos pelo ex-bispo norte-americano. Em 2018, o antigo embaixador do Vaticano, o arcebispo Carlo Maria Vigano, alegou que mais de duas dúzias de elementos da Igreja Católica estavam a par dos crimes de McCarrick e que os tinham encoberto durante duas décadas. A investigação do Vaticano aponta o antigo Papa João Paulo II como principal culpado do encobrimento dos crimes, mas a Santa Sé nega ter ignorado quaisquer denúncias.

Esta conclusão está incluída no relatório de 450 páginas e ‘aponta o dedo’ ao antigo chefe da Igreja Católica, que nomeou McCarrick como arcebispo de Washington, em 2000, apesar de ter ordenado a realização de um inquérito que concluiu que o clérigo dormia habitualmente com seminaristas.

VEJA AGORA:
Neemias Queta é o primeiro português na NBA
Neemias Queta é o primeiro português na NBA
Neemias Queta, de 22 anos, foi eleito na 39.ª posição do “draft” da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), pelos Sacramento Kings, podendo tornar-se em 2021/22 o primeiro português a jogar na competição (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS