Estudo revela que covid-19 pode causar danos nos testículos

Um estudo publicado no jornal Microorganisms concluiu que o SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, pode provocar danos nos testículos.

Estudo revela que covid-19 pode causar danos nos testículos

Um estudo publicado no jornal Microorganisms, citado pela revista Galileu, concluiu que o SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19 pode provocar danos nos testículos.

Cientistas do laboratório Rossi, da Universidade do Texas, analisam a infeção em testículos pelo vírus Zika, e agora decidiram investigar também se o coronavírus podia afetar o sistema reprodutivo masculino. Para o estudo, infetaram hamsters com o vírus isolado da estirpe USA_WA1/2020, que esteve na origem do primeiro caso humano de Covid-19 nos Estados Unidos, em janeiro de 2020.

Segundo os cientistas, o material genético do vírus permaneceu nos testículos dos animais durante uma semana, sendo que a sua presença foi diminuindo com o passar do tempo. No decorrer da mesma os hamsters sofreram de letargia, enrugamento do pelo e alguns emagreceram ou engordaram nos primeiros sete dias após terem sido deliberadamente infetados.

De seguida, explica a revista Galileu, os investigadores procederam à eutanásia dos animais e durante as autópsias examinaram as suas gónadas sexuais. Os especialistas acreditam que os dados apurados podem ajudar a explicar alguns dos sintomas detetados em homens, nomeadamente dor na região testicular e redução na produção de testosterona.

“Estas descobertas são o primeiro passo”

“Estas descobertas são o primeiro passo para entender como a covid-19 afeta o sistema genital masculino e, potencialmente, a saúde reprodutiva dos homens”, contou Shannan Rossi, professor de microbiologia e imunologia, citado pela revista. “Temos muito mais a fazer antes de termos o quadro completo. Vamos investigar maneiras de amenizar o impacto [do vírus], incluindo o uso de antivirais, terapias com anticorpos e vacinas”, acrescentou.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS