Esperio: Novos sinais de alerta para os mercados estão a caminho

As ações em ambos os lados do Atlântico continuam a perder força. A queda é bastante lenta devido à crise energética global, expectativas de inflação mais altas persistentes, bem como ameaças de recessão. Mas todo o processo de mover as partes desse mecanismo de relógio parece ser imparável.

Esperio: Novos sinais de alerta para os mercados estão a caminho

O piso abaixo da área de preços dentro da faixa de 3.650 – 3.800 pontos para o indicador amplo de mercado S&P 500 de Wall Street ainda não falhou, bem como o 3.350-3.450 para o índice médio Euro Stoxx 50 das principais empresas continentais, embora em queda a pressão está a aumentar. Os analistas do Goldman Sachs compartilharam a visão de que o S&P 500 pode cair abaixo de 3.150 pontos em caso de recessão.

Os analistas de ações da GS disseram que as empresas do S&P 500 provavelmente “irão limpar a barra baixa”, já que o consenso atual de crescimento do lucro por ação (EPS) em média “fica em apenas + 6% ano/ano”. Inflação, que está acima de 8,5% nos EUA e na Europa, enquanto um consenso de especialistas da Reuters espera que o número de junho atinja 8,8%.

Os relatórios financeiros dos maiores bancos americanos, incluindo JPMorgan & Chase e Morgan Stanley, podem conter números comparativamente otimistas para o segundo trimestre de 2022. E embora todas essas circunstâncias tenham passado, todos os possíveis problemas impostos pela entrada num ciclo recessivo são esperados no segundo semestre do ano. Portanto, todos os relatórios corporativos do segundo trimestre dificilmente mostrariam o futuro sob uma luz muito diferente e proporcionariam à comunidade investidora uma sensação de calma.

Na nota dos seus clientes, os analistas do Goldman Sachs aparentemente tentaram enfatizar alguns pensamentos semelhantes, dizendo que o risco pode vir “na frente dos comentários, o que provavelmente levará a cortes nas estimativas futuras”. Embora os cenários de “copo meio cheio” sejam mencionados, eles empalidecem à sombra das avaliações matemáticas muito mais sombrias. +6% em 2023 (vs. +9%) e um aumento no índice S&P 500 para 4.300. Numa recessão moderada, o nosso modelo implica que o EPS de 2023 cairia 11% para 200 dólares (vs. consenso atual de 250 dólares)”, especificaram numa nota.

Nos meses anteriores, os principais índices mundiais iniciaram quedas intensas a partir de picos mais altos, e agora os máximos ainda mais baixos são instáveis. Muitas pessoas nos mercados veem uma recessão como um cenário completamente predeterminado e estão apenas a preparar-se para o pior e esperando por quaisquer sinais para confirmar as expectativas gerais.

O índice de condições atuais ZEW da Alemanha caiu para -45,8 em julho vs -27,6 há um mês, representando o número mais baixo desde março de 2021, quando a pandemia ainda estava no seu auge, enquanto o indicador de sentimento económico ZEW estabeleceu o seu anti-recorde para a década em – 53,8 pontos. Os analistas da Esperio consideram que todos estão à espera que mais sinais de alerta apareçam, já que a UE está a preparar-se para proibir o seguro marítimo para qualquer navio-tanque que transporte petróleo russo, enquanto a gigante de energia Gazprom, governada pelo Kremlin, pode usá-lo para estender o encerramento do gás Nord Stream.

Alex Boltyan, senior analyst of Esperio company

PUB

Impala Instagram


RELACIONADOS