Esperio: Bancos dos EUA pavimentam a margem de manobra de Wall Street nesta temporada de ganhos

O Banco Mundial compartilhou a sua avaliação de que a guerra na Ucrânia causou uma desaceleração no crescimento económico global para 3,2% em 2022, abaixo da estimativa anterior de 4,1%.

Esperio: Bancos dos EUA pavimentam a margem de manobra de Wall Street nesta temporada de ganhos

Esperio: Bancos dos EUA pavimentam a margem de manobra de Wall Street nesta temporada de ganhos

O Banco Mundial compartilhou a sua avaliação de que a guerra na Ucrânia causou uma desaceleração no crescimento económico global para 3,2% em 2022, abaixo da estimativa anterior de 4,1%.

Os mercados europeus estão a enfrentar um calafrio nervoso, pois o exército russo está a intensificar com bombardeios pesados ​​contra as forças ucranianas do sudeste e a usar os seus tipos mais poderosos de equipamentos modernos, como observa o analista da Esperio. O presidente ucraniano Volodimir Zelensky chamou de “batalha decisiva pelo Donbass”. Enquanto isso, o Banco Mundial compartilhou a sua avaliação de que a guerra na Ucrânia causou uma desaceleração no crescimento económico global para 3,2% em 2022, abaixo da estimativa anterior de 4,1%.

David Malpass, presidente do Banco Mundial, disse na segunda-feira que o produto interno bruto mundial cresceu 5,7% no ano passado ao recuperar da pandemia, mas “começamos esta reunião de primavera enfrentando uma grave crise sobreposta … invasão da Ucrânia”. Ele não especificou qual parte dos números nominais de crescimento da produção global foi criada pelo componente inflacionário, bem como se o Banco Mundial espera uma recessão ou apenas uma recuperação mais fraca da economia da UE, já que a sua contribuição para o declínio dos indicadores globais é mais do que 1%. Malpass limitou-se a comentários gerais de que os países vizinhos da Europa e da Ásia Central sentiriam os efeitos de uma forte contração nas economias da Rússia e da Ucrânia.

Um aumento repentino nos preços de energia, fertilizantes e alimentos foram listados entre os principais desafios, que podem aumentar a pobreza global e exacerbar a desigualdade, especialmente no contexto de taxas de juros potencialmente crescentes. O Banco Mundial está a preparar um pacote de ajuda financeira de 170 biliões de dólares, principalmente para países em desenvolvimento. No entanto, esses valores não podem ser suficientes para suavizar todos os efeitos colaterais da diminuição da atividade global do consumidor, que afetará indiretamente a Europa.

Na semana passada, o Banco Central Europeu decidiu manter a sua tolerância ao aumento contínuo da inflação para manter um melhor acesso de bancos e empresas à liquidez a taxas quase zero até o terceiro trimestre de 2022. Assim, os investidores europeus terão fluxos de caixa livres significativos por um longo período de tempo, mas podem ser facilmente direcionados para ações de Wall Street, China, Japão ou outras regiões do globo que estão menos expostas ao impacto das restrições comerciais devido à guerra na Ucrânia.

Grandes instituições financeiras americanas notaram algumas entradas de capital, já que os rendimentos do Tesouro dos EUA de 10 anos atingiram um recorde de 41 meses de 2,9%. Apenas para comparação, esses rendimentos são iguais aos títulos gregos e valem o dobro dos franceses. Uma receita sólida e números de lucro no relatório trimestral do JPMorgan & Chase (JPM) e Citigroup (C) na semana passada elevou suas ações.

A receita do Bank of America (BAC) no primeiro trimestre de 2022 acabou por ser ainda mais impressionante. Não foi apenas 1,3% acima do nível do ano anterior, mas também o melhor desde 2018. Os bancos no exterior sentem-se mais confiantes do que as instituições financeiras do Velho Mundo, e isso também seria claramente precificado para outros setores. No entanto, uma desvantagem a favor das empresas de Wall Street parece uma posição inicial altamente provável.

 

Alex Boltyan, senior analyst of Esperio company

 

 

*Artigo patrocinado

Impala Instagram


RELACIONADOS