Espanha recua e deixa de exigir teste à Covid-19 na fronteira

Ministério da Saúde espanhol tinha exigido a apresentação de prova de vacinação ou de recuperação da infeção por covid-19 ou testes a todos os que cruzem as fronteiras terrestres com Portugal.

Espanha recua e deixa de exigir teste à Covid-19 na fronteira

Espanha vai recuar na decisão da obrigatoriedade de apresentação de prova de vacinação ou recuperação da infeção por covid-19 ou testes com resultado negativo a quem queira atravessar as fronteiras terrestres através de Portugal. O país vizinho terá admitido o “erro” que teria grave impacto na relação política e económica entre os dois países, avança o Diário de Notícias.

Portugal espera que Espanha corrija o “erro”

Recorde-se que esta segunda-feira,7 de junho, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, salientou que já tinham sido pedidos esclarecimentos às autoridades espanholas, esperando que fosse corrigido o erro cometido. Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse achar “muito estranho” que Espanha passe a exigir um teste negativo à covid-19 a quem viajar de Portugal por via terrestre sem ter informado o governo português.

Segundo o despacho publicado no domingo e que deverá ser corrigido em breve, os portugueses ou espanhóis que atravessem a fronteira terão de ter certificado de vacinação contra a covid-19 ou de recuperação da doença, ou um teste de diagnóstico feito nas 48 horas anteriores à chegada, com resultado negativo. Os testes poderão ser PCR ou os testes antigénio, incluídos na lista de testes rápidos aprovados pela União Europeia.

Impala Instagram


RELACIONADOS