Wall Street segue sem uma tendência definida e atenções centradas na Ucrânia

A bolsa de Nova Iorque negociava hoje mista no início da sessão, com os investidores pendentes dos desenvolvimentos relacionados com a invasão russa da Ucrânia.

Wall Street segue sem uma tendência definida e atenções centradas na Ucrânia

Às 15h00 de Lisboa, o índice Dow Jones – em Wall Street – subia 0,31% para 33.328,35 pontos e o Nasdaq recuava 0,78% para 13.368,36 pontos. O índice alargado S&P 500 ganhava 0,43% para 4.307,20 pontos. Após uma sessão volátil na quinta-feira, a bolsa nova-iorquina encerrou o dia com ganhos, depois de ter arrancado com fortes perdas em reação à ofensiva militar russa na Ucrânia. Os investidores reagiram positivamente às sanções económicas anunciadas contra a Rússia pelos Estados Unidos e outros países ocidentais. Hoje, as atenções continuam centradas no conflito.

Wall Street e a ameaça de inflação

Os analistas consideram que a deterioração da situação geopolítica pode levar o banco central norte-americano a seguir uma política monetária “mais prudente a curto prazo”, em vez do endurecimento esperado, segundo uma nota publicada pela Nomura. Hoje foi também divulgado que a inflação continuou a acelerar em janeiro nos Estados Unidos tendo atingido 6,1%, na comparação anual, a taxa mais alta desde 1982, segundo o índice PCE, o mais seguido pela Reserva Federal (Fed).

Em relação a dezembro, os preços aumentaram 0,6% (contra um aumento de 0,5% em dezembro face a novembro) e na comparação anual 6,1% (contra 5,8% no mês anterior). Nos outros mercados, o petróleo WTI do Texas baixava para 92,09 dólares o barril e o rendimento das obrigações do Tesouro a 10 anos subia para 1,99%. Na Europa, as principais bolsas recuperavam das quedas da sessão anterior, com destaque para Londres, que subia 3,37% e Madrid a avançar 3,20%.

Impala Instagram


RELACIONADOS