
Wall Street fecha em alta mais preocupada com a taxa de juro do que com a divida
Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 0,14%, o tecnológico Nasdaq progrediu 0,66% e o tecnológico S&P500 ganhou 0,30%.
O presidente Joe Biden confirmou que vai reunir na terça-feira com os republicanos, nomeadamente o líder da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, para procurar terminar com o risco de um incumprimento dos EUA.
Sem poderem recorrer ao crédito, os EUA arriscam falhar reembolsos e pagamentos a partir de 01 de junho, como já alertou a secretária do Tesouro, Janet Yellen, o que seria potencialmente catastrófico para o sistema financeiro.
“As esperanças crescentes quanto à possibilidade de o país evitar a crise do limite da dívida parece que colocaram um suporte sob o mercado”, congratularam-se aos analistas da Schwab.
Contudo, Peter Cardillo, da Spartan Capital, não considera que a dívida esteja no centro da preocupação dos investidores. “O que preocupa mais os investidores é a próxima decisão da Reserva Federal (Fed) e, por enquanto, o mercado não vai a lado algum”, estimou o analista.
Dois responsáveis da Fed exprimiram-se hoje e outros devem fazê-lo durante a semana.
Raphael Bostic, do banco da Fed em Atlanta, preveniu que “a política monetária apropriada agora é de espera”, para ver o impacto das decisões tomadas.
Por sua vez, Neel Kashkari, do banco da Fed em Minneapolis, avisou que a taxa de juro de referência poderia continuar restritiva “durante um período prolongado”.
Os investidores mão reagiram a esta retórica, apontou Cardillo.
Pelo contrário, durante a manhã, os índices bolsistas tiveram uma forte queda, quando foi conhecido o nível da atividade industrial da região de Nova Iorque em maio.
“O ciclo de endurecimento da taxa de juro da FEd começa a atingir duramente a economia”, estimou Edward Moya, da Oanda.
Entre as cotadas, o dia foi de desanuviamento entre os bancos regionais, com o PacWest a avançar 17,58%, o Western Alliance 11,98% e o Zions Corporation 8,47%.
RN // RBF
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram