Vale vai pagar 5,8 mil milhões de euros em indemnizações por rutura de barragem no Brasil

A Vale vai pagar 37,6 mil milhões de reais em indemnizações pelos danos “sociais e ambientais” causados pela rutura de uma barragem em Brumadinho, Brasil, que matou 270 pessoas, em 2019.

Vale vai pagar 5,8 mil milhões de euros em indemnizações por rutura de barragem no Brasil

A Vale vai pagar 37,6 mil milhões de reais (5,8 mil milhões de euros) em indemnizações pelos danos “sociais e ambientais” causados pela rutura de uma barragem em Brumadinho, Brasil, que matou 270 pessoas, em 2019, anunciou a mineradora.

Num comunicado aos acionistas, a empresa brasileira frisou que assinou um acordo judicial com o governo regional e a Defensoria Pública do estado de Minas Gerais e com o Ministério Público Federal e do estado de Minas Gerais.

“o Acordo Global tem o valor económico de 37.689.767.329,00 reais, contemplando projetos de reparação socioeconómica e socioambiental”, disse a empresa.

Na parte socioeconómica, a Vale frisou que o acordo engloba projetos para as comunidades atingidas, programa de transferência de rendimento para a população atingida, projetos para Brumadinho e para os demais municípios da Bacia do rio Paraopeba, coberto de lama após o acidente, além de recursos para execução pelo governo regional de Minas Gerais.

Em janeiro de 2019, a rutura de uma barragem da Vale em Brumadinho, no estado de Minas Gerais, gerou também uma onda de resíduos que cobriu milhares de hectares.

Além das mortes, a torrente de lama castanho-avermelhada destruiu casas, estradas e árvores e contaminou rios.

A Vale também é responsável por outro desastre ambiental de grandes proporções que aconteceu nos últimos cinco anos no Brasil.

No final de 2015, em Mariana, município também localizado no estado de Minas Gerais, a rutura de uma barragem da empresa mineira Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billiton, causou a morte de 19 pessoas e uma enorme tragédia ambiental.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS