Ucrânia: Sony e Nintendo suspendem envio de videojogos e consolas para a Rússia

As companhias japonesas Sony e Nintendo confirmaram hoje a suspensão do envio de videojogos e consolas para a Rússia, bem como os serviços das suas lojas ‘online’ naquele país, após a invasão da Ucrânia pelas forças russas.

Ucrânia: Sony e Nintendo suspendem envio de videojogos e consolas para a Rússia

“A Sony Interactive Entertainment (SIE) une-se à comunidade global para pedir paz na Ucrânia. Suspendemos todos os nossos envios de ‘software’ e ‘hardware’, o lançamento do [videojogo] Gran Turismo 7.  E as operações da [loja ‘online’]’PlayStation Store’ na Rússia”, escreveu a divisão de videojogos da empresa na rede social Twitter. Por seu lado, um porta-voz da Nintendo confirmou à agência de notícias Efe mudanças. Embora “os ‘stocks’ que estão atualmente armazenados estejam a ser vendidos, as exportações serão suspensas”. A empresa, que há dias suspendeu as suas vendas na loja ‘online’ [Nintendo eShop] devido à impossibilidade de processar pagamentos em rublos, tomou a decisão sobre os envios “devido a essa situação que dificulta a logística”.

LEIA AINDA
Terceira Guerra Mundial deixará planeta inabitável durante milénios 

Horas antes, a Nintendo também anunciou nas suas redes sociais o adiamento para uma data não especificada do lançamento do videojogo “Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp”. Algo “devido à recente situação internacional”. Numa aparente referência velada à invasão russa. A compilação de jogos táticos com temas belicistas estava programada para chegar às lojas em 8 de abril. A Sony e a Nintendo são as mais recentes de uma série de empresas que suspenderam as suas exportações e vendas. Ou paralisaram a sua produção na Rússia.

Outras empresas do setor de lazer fizeram o mesmo. Nomeadamente a Xbox [Microsoft], EA, Activision Blizzard, Epic Games, Take-Two ou Ubisoft. Que, em alguns casos, também alargaram a medida à Bielorrússia. Entre outras empresas japonesas que alteraram ou interromperam a sua atividade na Rússia como resultado do conflito está também a empresa tecnológica Panasonic. As empresas de máquinas de construção Komatsu e Hitachi Construction Machinery. Ou as companhias de automóveis Toyota, Nissan ou Yamaha.

Impala Instagram


RELACIONADOS