Ucrânia: Fotógrafo colombiano ferido após ataque russo que matou jornalista

O fotógrafo americano de origem colombiana Juan Arredondo ficou hoje ferido durante o ataque russo à cidade de Irpin, a oeste de Kiev, no qual morreu o jornalista americano Brent Renaud.

Ucrânia: Fotógrafo colombiano ferido após ataque russo que matou jornalista

Juan Arredondo, vencedor do prémio World Press Foto, encontrava-se com o jornalista americano Brent Renaud, explica um vídeo difundido pelo Parlamento ucraniano na sua conta do Twitter, que a agência espanhola EFE citou. “Estávamos a atravessar a primeira ponte em Irpin para ir gravar com outros refugiados a sair, íamos conduzir um carro que alguém nos ofereceu para nos levar para a outra ponte. Atravessámos o posto de controlo e eles começaram a atirar sobre nós”, explicou Juan Arredondo no vídeo, enquanto se encontrava numa maca no hospital Okhmatdyt. “O meu amigo Brent Reanud foi baleado no pescoço e deixado para trás e separámo-nos”, disse o fotógrafo no vídeo de um minuto.

A morte do jornalista Renaud foi confirmada pela polícia de Kiev, culpando as tropas russas. Num primeiro momento, foi divulgado que o jornalista trabalhava para o The New York Times, mas a informação foi depois desmentida pelo diário, esclarecendo que a sua colaboração já tinha acontecido há alguns anos atrás. De acordo com a sua página pessoal na Internet, Renaud trabalhava com frequência com Juan Arredondo na produção de documentários e programas de televisão.

O Comité para a Proteção dos Jornalistas afirmou hoje que o ataque sobre ambos viola a lei internacional, defendendo que “estes ataques são inaceitáveis”, através de um comunicado noticiado pela EFE. A mesma agência de notícia refere ainda que, através das redes sociais, a Organização dos Repórteres Sem Fronteiras também tomou hoje uma posição, pedindo uma investigação para esclarecer as causas e as circunstâncias do ataque sobre os dois jornalistas. O governo dos Estados Unidos prometeu aplicar “consequências apropriadas” e está em contacto com as autoridades ucranianas para obter mais informações sobre o incidente.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS