TeleTrade: As ações europeias estão a assumir a liderança, mas a verdadeira batalha está para vir

O índice Euro Stoxx 50 subiu mais de 5% desde o início da semana passada. Essa alta levou os futuros dos índices de ações dos EUA a subir quase 1,5% na terça-feira.

TeleTrade: As ações europeias estão a assumir a liderança, mas a verdadeira batalha está para vir

PUB

Desde o início da guerra ucraniana, houve apenas alguns casos isolados em que o mercado europeu subiu antes de Wall Street, mas esta semana é o caso. O índice Euro Stoxx 50 subiu mais de 5% desde o início da semana passada. Essa alta levou os futuros dos índices de ações dos EUA a subir quase 1,5% na terça-feira. É uma contribuição valiosa, pois o índice de mercado amplo do S&P 500 caiu para o marco de 4.000, segundo o analista TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt).

No entanto, um tratamento de inflação crescente pode facilmente devastar esses ganhos. De qualquer forma, o primeiro suspiro de alívio desta semana foi dado pela Europa, já que a União Europeia demonstrou não concordar com uma proibição de importação de petróleo russo. Essa falta de vontade política unida com uma clara oposição da Hungria e de alguns outros países significa pelo menos uma pausa para a indústria europeia e os consumidores privados, pois precisam de energia a preços razoáveis. O petróleo Brent está a ser negociado acima de 115 dólares por barril esta semana, depois que Xangai completou o seu terceiro dia consecutivo sem detectar novos casos de Covid-19 na área de quarentena. A Opep e seus aliados relataram que bombearam 2,6 milhões de barris por dia a menos do que o planejado em abril. As sanções contra a Rússia destacaram problemas de subinvestimento dentro do bloco, e é difícil imaginar como os altos custos de energia afetariam a UE em geral depois de ela abandonar completamente as importações de petróleo russas, acredita o analista da TeleTrade.

Outra razão para um entusiasmo moderado na Europa pode ser um baixo índice de desemprego, bem como um forte número de empregos recém-criados em março. A taxa de desemprego no Reino Unido está no seu nível mais baixo desde 1974 em 3,7%, enquanto a mudança na criação de novos empregos foi de cerca de 83.000 nos primeiros três meses de 2022. O salário médio aumentou 7% em comparação com 5,6% no período anterior, o que aumenta as esperanças de aumentar a atividade do consumidor. No entanto, todos esses excelentes números de março estão associados principalmente às consequências das restrições comerciais e a um possível enfraquecimento da economia devido à crise ucraniana. As mesmas observações podem ser aplicadas aos dados “frescos” da França, onde a taxa de desemprego caiu para o menor nível em 14 anos para 7,3%, mas ainda eram os números do primeiro trimestre.

As vendas no retalho dos Estados Unidos hoje, que aumentaram 0,9% em abril, sustentam as esperanças de alguma recuperação adicional. As previsões para o restante do ano fornecidas pelos CEOs das gigantes redes de supermercados também podem contribuir muito para o entendimento da atual condição da procura do consumidor. A Home Depot já aumentou a sua expectativa de vendas para o ano inteiro, dizendo que a procura por ferramentas de melhoria da casa e materiais de construção ainda está a aumentar, enquanto a empresa é o maior player do segmento na América. O Walmart divulgou números de receita melhores do que o esperado, mas decepcionou com um EPS abaixo do esperado de 1,3 dólares por ação, contra o consenso de Wall Street de 1,47 dólares. Enquanto o preço das ações da Home Depot subiu 3%, o Walmart caiu mais de 6%, de modo que toda a batalha pelo clima amplo do mercado ainda está à frente.

Isenção de responsabilidade:
As análises e opiniões aqui fornecidas destinam-se exclusivamente a fins informativos e educacionais e não representam uma recomendação ou conselho de investimento da TeleTrade.

Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade

Impala Instagram


RELACIONADOS