Taxas Euribor renovam novos mínimos em todos os prazos

Taxas Euribor desceram hoje de novo para novos mínimos de sempre a três, seis e 12 meses em relação ao dia de ontem. O prazo a seis meses, o mais utilizado em Portugal nos créditos à habitação, desceu para -0,393%

Taxas Euribor renovam novos mínimos em todos os prazos

As taxas Euribor desceram hoje de novo para novos mínimos de sempre a três, seis e 12 meses em relação a quarta-feira. O prazo a seis meses, o mais utilizado em Portugal nos créditos à habitação, desceu hoje para -0,393%, novo mínimo de sempre e menos 0,004 pontos do que na sessão anterior. A Euribor a três meses recuou para  -0,398%, e o  prazo a 12 meses desceu para -0,339%.

LEIA DEPOIS
Onde posso abastecer o meu automóvel [mapa interativo]

Taxa Euribor entraram em terreno negativo em 2105

A evolução das taxas de juro Euribor está intimamente ligada às subidas ou descidas das taxas de juro diretoras do Banco Central Europeu (BCE). Recentemente, têm estado a acentuar o valor negativo depois da indicação de Frankfurt de que vai manter as taxas de juro diretoras nos níveis baixos, em vez das subidas que se perspetivavam, e de que podem mesmo voltar a baixar, perante a pouca solidez do crescimento económico da zona euro.

Por agora, a taxa de juro aplicada às principais operações de refinanciamento está em 0%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez em 0,25% e a taxa de facilidade permanente de depósito em -0,40%. As taxas Euribor a três, a seis e a 12 meses entraram em terreno negativo em 2015, em 21 de abril, 06 de novembro e 05 de fevereiro, respetivamente. As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quinta-feira, 8 de agosto
Coletes amarelos vão juntar-se à greve dos motoristas e fechar a ponte 25 de abril

 

Impala Instagram


RELACIONADOS