Standard and Poor’s avalia hoje ‘rating’ de Portugal

A agência de notação financeira Standard and Poor’s tem prevista hoje uma avaliação à dívida soberana portuguesa, depois de em março ter reafirmado a avaliação em ‘BBB+’, com perspetiva estável.

Standard and Poor's avalia hoje 'rating' de Portugal

Os analistas consultados pela Lusa afastam uma subida do ‘rating’ de Portugal pela S&P, mas mostram-se divididos sobre se a agência irá melhorar a perspetiva.

Em setembro do ano passado, a agência subiu o ‘rating’ da dívida soberana portuguesa de ‘BBB’ para ‘BBB+’, com perspetiva estável, pelo que o diretor de Investimentos do Banco Carregosa, Filipe Silva, espera agora “que a S&P mantenha o ‘rating’ e suba o ‘outlook’ [a perspetiva] para a dívida soberana portuguesa”.

Por seu lado, o analista de mercados financeiros da XTB Vítor Matos, aponta o arrefecimento das principais economias europeias e a subida das taxas de juro para argumentar que “não haverá grande espaço para que a agência de ‘rating’ faça grandes alterações ao ‘rating’ atual”.

No relatório divulgado em março, a S&P explica que a perspetiva estável reflete a expectativa “de que os elevados níveis de dívida pública e externa de Portugal continuem a diminuir, equilibrando os riscos para o crescimento económico e a trajetória orçamental decorrentes de uma potencial estagflação na Europa” e da incerteza do contexto geopolítico.

De acordo com o calendário das agências, a Fitch volta a olhar para a dívida portuguesa em 29 de setembro e a Moody’s em 17 de novembro.

O ‘rating’ é uma avaliação atribuída pelas agências de notação financeira, com grande impacto para o financiamento dos países e das empresas, uma vez que avalia o risco de crédito.

Os calendários das agências de ‘rating’ são, no entanto, meramente indicativos, podendo estas optar por não se pronunciarem nas datas previstas ou avançarem com uma avaliação não calendarizada.

AAT // LT

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS