Prisa conclui venda da totalidade da participação na Media Capital

O grupo espanhol Prisa concluiu hoje a venda da totalidade da sua participação na Media Capital, ao vender os restantes 21,2% que detinha na dona da TVI através da Vertix, por 12,1 ME.

Prisa conclui venda da totalidade da participação na Media Capital

Prisa conclui venda da totalidade da participação na Media Capital

O grupo espanhol Prisa concluiu hoje a venda da totalidade da sua participação na Media Capital, ao vender os restantes 21,2% que detinha na dona da TVI através da Vertix, por 12,1 ME.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Prisa informa que a Vertix, subsidiária detida pelo grupo espanhol, “concluiu na presente data a execução do processo de venda da sua participação (representativa de 64,47%)” na Media Capital.

“Nesta data foi concluída a venda de 21,2% da participação na Media Capital detida pela Vertix, que estava em andamento ontem [segunda-feira]”, acrescenta.

A operação “foi realizada através de transferências em bloco independentes de ações por um total de 12.117.127,78 euros – dos 36.850.047,74 euros” resultantes da venda da totalidade (64,47%) detida pela Vertix na Media Capital.

A Prisa refere que esta transação “é o culminar do processo de desinvestimento” do grupo no setor audiovisual, acrescenta.

Na segunda-feira, a Prisa tinha anunciado a concretização da venda de 43,27% da Media Capital por 24,7 milhões.

A conclusão da alienação da sua posição na dona da TVI acontece cerca de dois meses depois (04 de setembro) da Prisa ter anuncaido a venda da sua participação na Media Capital a uma “pluralidade de investidores”.

Com a concretização da venda, a Media Capital tem vindo a anunciar as participações de vários intestidores, onde constam o grupo Triun, de Paulo Gaspar, filho do presidente da Lusiaves, que comprar na segunda-feira 23% da empresa, mais 3% do que tinha sido anteriormente divulgado.

Também na segunda-feira foi comunicado que a Biz Partners concretizou a compra de 11,9% da Media Capital, mas sem o grupo industrial Tensai na sua estrutura acionista, ao contrário do que tinha sido divulgado em setembro.

A Biz Partners passou então a deter 10.118.339 ações do capital social da dona da TVI, o que corresponde a uma participação qualificada de 11,9725% no capital social e direitos de voto desta referida sociedade.

A sociedade é agora dominada pela Hiper Go, com 33,4% que “tem como beneficiário efetivo Miguel Maria Bragança Cunha Osório Araújo”, refere o comunicado enviado na segunda-feira.

Segue-se a IBG — International Business Group Portugal — SGPS, S.A. (Zona Franca da Madeira), a Castro Group, com 16,7%, a Capitais Privados (16,4%), a Regimidia, de Tony Carreira, com 8,3% e, com igual participação, a Benecar.

No dia 17 de setembro, em comunicado à CMVM, esta sociedade tinha como principal acionista, com 25%, a Tensai Indústria, que agora não aparece no grupo de acionistas da Biz Partners. De fora estão também as sociedades Pelican Score e Palpitevalor.

A Prisa iniciou o processo de desinvestimento na Media Capital e reduziu a sua posição de 94,69% para 64,47% na dona da TVI em 14 de maio último, quando o empresário Mário Ferreira comprou 30,22%, através da Pluris Investments, numa operação de 10,5 milhões de euros.

ALU/(ALYN) // MSF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS