Preço médio da habitação acima do valor nacional no Algarve e em Lisboa

Preço médio da venda de habitação em Portugal aumentou para 1031 euros por metro quadrado no segundo trimestre deste ano, revelou o Instituto Nacional de Estatística, indicando que 45 municípios apresentaram valores superiores à média.

Preço médio da habitação acima do valor nacional no Algarve e em Lisboa

Preço médio da venda de habitação em Portugal aumentou para 1031 euros por metro quadrado no segundo trimestre deste ano, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE), indicando que 45 municípios apresentaram valores superiores à média. “Lisboa (3154 Euro/m2) registou o preço mediano mais elevado do país”, apurou o INE, destacando, com valores superiores a 1500 Euro/m2, os municípios de Cascais, Oeiras, Loulé, Lagos, Albufeira, Tavira, Porto, Odivelas, Lagoa, Funchal, Faro, Loures e Vila Real de Santo António.

LEIA DEPOIS
Menino descreve barulhos estranhos que ouve no quarto dos pais [Vídeo]

Santo António, Misericórdia e Santa Maria Maior são as freguesias mais caras de Lisboa

No segundo trimestre deste ano, o preço mediano de alojamentos familiares em Portugal foi 1031 Euro/m2, registando “um aumento de +2,0% relativamente ao trimestre anterior e +6,4% relativamente ao trimestre homólogo”. “O preço mediano da habitação manteve-se acima do valor nacional nas regiões do Algarve (1.606 Euro/m2), Área Metropolitana de Lisboa (1.383 Euro/m2), Região Autónoma da Madeira (1.205 Euro/m2) e, pela primeira vez desde o primeiro trimestre de 2016, a Área Metropolitana do Porto (1.034 Euro/m2)”, de acordo com os dados do INE.

As estatísticas de preços da habitação ao nível local, relativas ao segundo trimestre deste ano, revelam que, dos 308 municípios portugueses, 45 apresentaram um preço mediano de venda de habitação superior ao valor nacional. Estes concelhos localizam-se maioritariamente no Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa – “as duas sub-regiões com preços mais elevados do país”.

Ao nível do município de Lisboa, três freguesias lisboetas registaram preços superiores a 4.500 Euro/m2, designadamente Santo António, Misericórdia e Santa Maria Maior. “No Porto, a freguesia do Bonfim registou, simultaneamente, o preço mediano dos alojamentos vendidos e a taxa de variação homóloga acima do registado na cidade”, avançou o INE.

Venda de casas novas registou o valor mais baixo no Alto Alentejo

Em termos de amplitude de preços entre municípios, a Área Metropolitana de Lisboa foi a sub-região onde se verificou a maior diferença (2.446 Euro/m2), com o menor valor a registar-se na Moita (708 Euro/m2) e o maior em Lisboa (3.154 Euro/m2), seguindo-se o Algarve e a Área Metropolitana do Porto, com diferenciais de preços entre municípios superiores a 1.000 Euro/m2.

Durante o período em análise, “o preço mediano de alojamentos novos foi 1.153 Euro/m2 e para os alojamentos existentes o valor situou-se em 1.010 Euro/m2”, segundo as estatísticas. Com um preço mediano de alojamentos novos acima do valor nacional, destacaram-se a Área Metropolitana de Lisboa (1.805 Euro/m2), o Algarve (1.750 Euro/m2), a Região Autónoma da Madeira (1.333 Euro/m2) e a Área Metropolitana do Porto (1.224 Euro/m2).

“No caso dos alojamentos existentes apenas três destas sub-regiões superaram o referencial nacional: o preço mais elevado registou-se no Algarve (1.573 Euro/m2), seguindo-se a Área Metropolitana de Lisboa (1.334 Euro/m2) e a Região Autónoma da Madeira (1.170 Euro/m2)”, revelou o INE.

Entre as 25 NUTS III (Nomenclatura das Unidades Territoriais para fins estatísticos) em Portugal, o menor preço mediano de alojamentos existentes e novos vendidos verificou-se no Alto Alentejo (448 Euro/m2 e 642 Euro/m2, respetivamente). À semelhança de trimestres anteriores, a Área Metropolitana de Lisboa foi a sub-região a registar o maior diferencial entre o preço de alojamentos novos e o de alojamentos usados (471 Euro/m2).

Amadora regista maior crescimento face ao período homólogo

Apesar de Lisboa continuar a registar os preços mais elevados do país, “a cidade da Amadora, mais uma vez, destacou-se por registar o maior crescimento face ao período homólogo: +21,8%”. Face ao período homólogo, as sete cidades com mais de 100 mil habitantes registaram todas um aumento dos preços, designadamente Amadora (+21,8%), Porto (+20,7%), Braga (+18,6%), Vila Nova de Gaia (+17,5%), Lisboa (+14,6%) e Funchal (+8,3%) e a cidade de Coimbra, que registou o menor crescimento relativo (+3,1%).

Em comparação ao primeiro trimestre deste ano, “as únicas cidades onde a taxa de variação homóloga aumentou foram Vila Nova de Gaia (+2,8 pontos percentuais) e Braga (+0,4 pontos percentuais)”.

Produzidas pelo INE, as estatísticas de preços da habitação ao nível local em Portugal têm periodicidade trimestral, analisando os alojamentos familiares transacionados por venda no território nacional, através do aproveitamento de fontes administrativas, nomeadamente dos dados fiscais anonimizados obtidos da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), relativos ao Imposto Municipal sobre as Transações Onerosas de Imóveis (IMT) e ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sexta-feira, 1 de novembro
Menino de 5 anos lembra-se de ter morrido em incêndio numa vida passada [vídeo]

 

Impala Instagram


RELACIONADOS