Preço da eletricidade cai neste domingo para mínimo deste mês

O preço da eletricidade no mercado grossista ibérico (‘pool’) para domingo foi fixado em 172,39 euros por megawatt hora (euros/MWh), menos cerca de 7% do que o valor fixado para hoje e o preço mais baixo deste mês.

Preço da eletricidade cai neste domingo para mínimo deste mês

De acordo com dados do Operador do Mercado Ibérico de Eletricidade (OMIE), em Portugal, que partilha o mercado com Espanha, embora por vezes os preços sejam dissociados pelas diferenças de produção, o preço da eletricidade no domingo será de 174,09 euros/MW/h.

Para ler depois
ONU preocupada com confrontos entre muçulmanos e cristãos na Etiópia
A alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos expressou hoje o seu alarme com os recentes confrontos mortais entre muçulmanos e cristãos ortodoxos na Etiópia e apelou às autoridades para investigarem e responsabilizarem os autores (… continue a ler aqui)

Assim, o preço fixado para domingo, um dia da semana em que a atividade económica diminui e a procura de energia é menor, será o mais baixo até agora neste mês e o mais barato desde 24 de abril, quando a eletricidade foi paga a 146,95 euros/MWh. Apesar desta queda, a segunda consecutiva, o preço da eletricidade será 17 vezes superior ao que era no segundo domingo de maio de 2021 (10,53 euros), embora ainda seja 16% inferior ao de 24 de fevereiro, quando se iniciou a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Até agora, este mês, o preço médio da eletricidade atingiu 188,62 euros/MWh, quase 100 euros abaixo da média registada em março (283,3 euros/MWh), o mais caro da história até à data, embora seja quase o dobro do preço de 2021, considerado o ano mais caro da série histórica com 111,4 euros/MWh.

A invasão russa da Ucrânia está a causar tensões no mercado energético, especialmente no caso do gás, devido ao risco de que as importações russas para a Europa sejam refreadas pelas sanções impostas pela União Europeia. O Conselho Europeu reconheceu a dificuldade de Espanha e Portugal em lidar com os preços elevados da energia, o que permitirá a ambos os países beneficiar de um “tratamento especial” na sua resposta, o que implica a fixação de um preço máximo para o gás utilizado para gerar eletricidade.

A este respeito, a Comissão Europeia concordou em fixar inicialmente este limite em 40 euros/MWh para os próximos doze meses, para se estabilizar em cerca de 50 euros em média durante todo o período, baixando assim o custo da eletricidade para os consumidores ibéricos, uma redução que os consumidores notarão a partir deste mês. Quanto a outros países europeus, no Reino Unido, o megawatt hora será pago no domingo a uma média de 141,79 libras (cerca de 166 euros), enquanto na Alemanha será de 171,82 euros, em França a 175 euros e em Itália a 208,85 euros.

Impala Instagram


RELACIONADOS