Portugueses “podem estar a pagar mais IMI do que deviam” [saiba como pagar menos]

Muitos portugueses “podem estar a pagar mais IMI do que deviam” por causa da desatualização do valor real das casas, alerta a Deco, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Portugueses “podem estar a pagar mais IMI do que deviam” [saiba como pagar menos]

A DECO lança alerta por considerar que muitos portugueses “podem estar a pagar mais IMI do que deviam” por causa da desatualização do valor real das casas. Neste sentido a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor aconselha os proprietários a fazerem uma simulação na sua plataforma para calcularem se estão a pagar devidamente o Imposto Municipal sobre Imóveis. O jurista Tito Rodrigues, da DECO, sugere por isso uma “simulação personalizada para confirmar se vale a pena pedir às Finanças a atualização dos dados do imóvel”.

Cobrança incorreta do IMI pode estar relacionada com “desatualização do valor real das casas”

Muitos portugueses poderão estar ser alvo de cobrança incorreta do imposto sobre imóveis por causa de uma eventual “desatualização do valor real das casas”. O valor patrimonial tributário dos imóveis é atualizado de forma automática pelo Fisco “a cada três anos, com base nos coeficientes de desvalorização da moeda, o que aumenta sempre o valor das casas”. Contudo, a revisão “não abrange, por exemplo, os coeficientes de vetustez” – a idade do imóvel – nem os de “localização”.

Imposto Municipal sobre Imóveis revisto de 3 em 3 anos

Estas variáveis podem, “muitas vezes, baixar o valor da casa”, refere. Tito Rodrigues, “a atualização do coeficiente de vetustez, por exemplo, pode significar uma poupança de dezenas de euros por ano”. Porém, como “só é possível pedir nova avaliação dos imóveis de três em três anos, os portugueses que pediram uma avaliação recentemente terão de esperar” até poderem voltar a fazê-lo. Para simular o seu IMI, clique aqui.

LEIA AGORA
Taxa de mortalidade infantil em 2020 foi a mais baixa de sempre em Portugal
Taxa de mortalidade infantil em 2020 foi a mais baixa de sempre em Portugal
A taxa de mortalidade infantil em Portugal em 2020 foi a mais baixa de sempre, divulgou o Instituto Nacional de Estatística, que registou 205 mortes de crianças com menos de 1 ano. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS