Portugal é o 7.º país da UE com menor produtividade por hora de trabalho

Portugal é o sétimo país da União Europeia com menor produtividade por hora de trabalho, divulgou hoje a Pordata, num retrato ao tecido empresarial do país.

Portugal é o 7.º país da UE com menor produtividade por hora de trabalho

Portugal é o sétimo país da União Europeia com menor produtividade por hora de trabalho, divulgou hoje a Pordata, num retrato ao tecido empresarial do País, a propósito do Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas. “Em termos de produtividade por hora de trabalho, face à média da UE27 (=100), Portugal é um dos países com menor produtividade (65% da média da UE27)”, revelou hoje a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que analisou dados de 2018. Por outro lado, Irlanda, Luxemburgo e Dinamarca estão no topo da lista dos que geram mais riqueza por hora trabalhada.

A Pordata concluiu também que, em média, as PME gastam cerca de mil euros mensais por trabalhador, metade do custo mensal de uma grande empresa, que gasta cerca de 2 mil euros mensais por trabalhador. Entre 2008 e 2018, os gastos das grandes empresas com o pessoal decresceram 9% (a preços constantes), acrescenta o documento. Em termos de setores, os gastos médios por trabalhador são maiores nas atividades financeiras (quase 3.400 euros mensais), transportes e armazenagem, indústrias extrativas e na eletricidade, gás e água (cada um com cerca de 2 mil euros mensais).

Com cerca de 800 euros de gastos mensais com cada trabalhador estão os setores das atividades de saúde e apoio social, o alojamento e restauração e as atividades imobiliárias. A educação gasta, em média, cerca de 700 euros, e a agricultura e pescas menos de 500 euros mensais, sendo o setor que mais viu decrescer os gastos com pessoal entre 2008 e 2018.

Impala Instagram


RELACIONADOS