Porto de Sines em 21.º nos 25 principais portos de contentores da Europa em 2019

O porto de Sines ocupou, em 2019, o 21.º lugar entre os 25 principais portos europeus de contentores, com 1,42 milhões de TEU (unidade equivalente a 20 pés) movimentados, revelou hoje um relatório da AMT.

Porto de Sines em 21.º nos 25 principais portos de contentores da Europa em 2019

Porto de Sines em 21.º nos 25 principais portos de contentores da Europa em 2019

O porto de Sines ocupou, em 2019, o 21.º lugar entre os 25 principais portos europeus de contentores, com 1,42 milhões de TEU (unidade equivalente a 20 pés) movimentados, revelou hoje um relatório da AMT.

“O porto de Sines, após registo de uma das maiores taxas de crescimento, ocupou o 21.º lugar, em 2019, com 1,42 milhões de TEU movimentados”, divulgou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), no seu relatório do Ecossistema Portuário Nacional referente ao ano de 2019.

A conclusão resultou de um estudo comparativo (‘benchmarking’) que analisou os 25 principais portos de contentores da Europa, com base na movimentação de contentores expressa em TEU.

A AMT comparou ainda o porto de Sines com o porto espanhol de Valência, tendo em conta as semelhanças em termos de área de influência.

“A comparação com o porto espanhol revela que o custo total por navio é significativamente superior em Espanha, estando a diferença relacionada com a cobrança da TUP [tarifa de uso do porto] Carga por parte dos portos espanhóis (tarifa eliminada nos portos do continente em 2014). Comparando isoladamente, a TUP Navio e a taxa de pilotagem são superiores em Portugal”, revelou o relatório.

De acordo com a publicação da AMT, a globalidade dos serviços portuários em Portugal continental foi considerada pelos respondentes de um inquérito como “satisfatória”, com destaque para os serviços auxiliares, como reboque, amarração, pilotagem e recolha de resíduos.

Já no que diz respeito aos impactos da pandemia na movimentação de mercadorias no ecossistema portuário, observou-se, em 2020, um decréscimo de 6,9% face a 2019.

O porto de Sines registou o maior movimento de mercadorias, representando cerca de 51,3% do total nacional, refletindo, no entanto, uma ligeira diminuição de 0,1%, que resultou da forte diminuição da importação de carvão mineral (93,4%) para as centrais termoelétricas, que se encontram em processo de desativação.

Nos restantes portos nacionais registaram-se, em 2020, reduções na ordem dos 14% em Leixões, 20% em Lisboa e 14% em Aveiro.

MPE // CSJ

By Impala News / Lusa

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