Mulheres na administração da banca significa estabilidade, diz estudo

As mulheres estão cada mais presentes na liderança de grandes grupos económicos, mas a diferença de género ainda persiste e continua bastante elevada.

Mulheres na administração da banca significa estabilidade, diz estudo

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um estudo esta segunda-feira onde concluiu que «mais mulheres nas administrações dos bancos está positivamente relacionado com mais estabilidade bancária». O relatório elaborado por peritos internacionais explora a temática da desigualdade de género na área das finanças e a utilização dos meios financeiros.

LEIA MAIS: Veja as novas notas de 100 e 200 euros. Chegam em maio do próximo ano

A gestão das mulheres tem criado uma maior almofada de capital nos bancos, algo que cria maior estabilidade. Além disso, a presença feminina também tem vindo a trazer maior rentabilidade na atividade bancária. Ainda assim, o FMI garante que precisa de estudar melhor e de maneira mais aprofundada este fenómeno.

Por enquanto, os países de rendimentos mais inferiores «têm uma percentagem maior de mulheres da administração dos bancos e nos conselhos de administração de agências de supervisão bancária do que as economias avançadas», mas há uma maior participação delas em vários tipos de bancos. As mulheres estão cada vez mais presentes como funcionária e administradoras de bancos para aforro, investimentos, ‘holdings’ e seguradoras.

LEIA MAIS: Mulheres são mais friorentas que os homens? É verdade e há uma explicação

Impala Instagram


RELACIONADOS