Militares obrigam Parlamento a debater aumento salarial

Militares têm praticamente reunidas as 7.500 assinaturas necessárias para entregarem ao Parlamento a petição pela revisão do sistema remuneratório.

Militares obrigam Parlamento a debater aumento salarial

Os militares têm quase reunidas as condições para obrigarem o Parlamento a discutir situação salarial. A Petição “Revisão e alteração do sistema remuneratório dos militares” está praticamente nas 7.500 assinaturas, condição para que as associações dos profissionais das Forças Armadas a enviem à Assembleia da República, ainda neste mês, noticia a edição impressa desta segunda-feira, 10 de maio, do JN.

A criação de quadros permanentes de praças no Exército e na Força Aérea e a revisão da massa salarial são consideradas “medidas essenciais para atrair e reter militares nas fileiras”, principalmente “na categoria de praças, em que o posto de soldado tem como remuneração o ordenado mínimo” e onde se regista maior número de saídas. Os diplomas para a criação dos quadros permanentes “já estão fechados, mas se os lançassem sem a revisão do sistema remuneratório seria um tiro de pólvora seca”. “Não ia resultar e o problema mantinha-se. Só iria trazer para as Forças Armadas algumas pessoas que dão valor à estabilidade, mesmo ganhando pouquinho. Obviamente que uma perspetiva de carreira vai ajudar muito, mas se for acompanhada de aumento salarial. Se não, os caixas de supermercado ganham mais”, sublinha o tenente-coronel António Mota, da AOFA, citado pelo JN, que defende que “são as duas medidas em conjunto que vão reequilibrar” as Forças rmadas.

Militares querem aumentos e outros mecanismos de retenção para as Forças Armadas

Melhorar as condições salariais e criar mecanismos de retenção dos militares são “grande esperança” do oficial. Só desta forma se “atraía quem está fora das Forças Armadas e travava saídas”. “Se não se paga convenientemente, ninguém quer vir. Ainda para mais, uma carreira com tantos deveres e tão poucos direitos. Tem de ser bem pago. Se não, qualquer dia teremos uma pirâmide hierárquica invertida”, antevê na mesma peça o cabo-mor Paulo Amaral, que dirige a Associação de Praças. “Salário, condições de habitabilidade e perspetiva de carreira são muito importantes para quem quer seguir a vida militar”, diz.

O Ministério da Defesa lançou, há dois anos, o Plano de Ação para a Profissionalização do Serviço Militar, conjunto de medidas para distribuir em cinco anos no sentido de conter e reverter a perda de efetivos. Além de adiantar que a “viabilidade da criação de um quadro permanente para a categoria de praças” estava a ser avaliada, o Governo propunha-se a ““estudar a reorganização da estrutura remuneratória de forma a aferir o impacto da atribuição do nível remuneratório 5”, fazendo equivaler o salário dos soldados na “posição de ingresso” a um valor pouco acima do ordenado mínimo da Função Pública.

LEIA AGORA
Caçadores ilegais atacados e mortos na África do Sul por elefantes
Caçadores ilegais mortos por elefantes na África do Sul
Parque nacional Kruger, no nordeste da África do Sul, palco de confrontos entre caçadores ilegais e manadas de elefantes. O episódio de 17 de abril é mais um exemplo da guerra silenciosa da caça ilegal. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS