McDonald’s anuncia acordo para vender negócio na Rússia a empresário local

O grupo norte-americano McDonald’s anunciou hoje que chegou a acordo para vender o seu negócio na Rússia ao empresário russo Alexander Govor, parceiro de franquia, o que permitirá manter milhares de postos de trabalho.

McDonald's anuncia acordo para vender negócio na Rússia a empresário local

McDonald’s anuncia acordo para vender negócio na Rússia a empresário local

O grupo norte-americano McDonald’s anunciou hoje que chegou a acordo para vender o seu negócio na Rússia ao empresário russo Alexander Govor, parceiro de franquia, o que permitirá manter milhares de postos de trabalho.

“Segundo as condições do acordo, Govor vai adquirir toda a carteira de restaurantes da cadeia e iniciar atividade com uma nova marca”, referiu a McDonald’s em comunicado, destacando que o empresário russo é seu parceiro desde 2015, explorando vários estabelecimentos do grupo na Sibéria. O acordo ainda necessita de autorização dos reguladores, esperando-se que os últimos detalhes sejam definidos “nas próximas semanas”. O contrato de venda contempla a preservação, por pelo menos dois anos, dos postos de trabalho em condições equivalentes”, sublinha a McDonald’s, sem avançar o montante da operação.

Adeus, iPod: A ascensão e a queda de um ícone de várias gerações
Lançado em 2001, o iPod prometeu e cumpriu a função proposta naquela data por Steve Jobs: ter “toda a sua coleção de músicas no bolso e ouvi-la onde quer que vá”. Duas décadas depois, o mais popular leitor digital de música foi-se (… continue a ler aqui)

850 restaurantes e 62 mil trabalhadores

Govor vai também pagar os salários dos funcionários que trabalham em 45 regiões da Rússia até a transação estar concluída. Este acordo foi anunciado três dias depois de a McDonald’s anunciar que iria abandonar o mercado russo, após mais de 30 anos de atividade no país, onde tinha 850 restaurantes e 62 mil trabalhadores.  A crise humanitária provocada pela guerra na Ucrânia e o contexto imprevisível para continuar a operar levaram a McDonald’s a concluir que o negócio na Rússia já não é sustentável nem consistente com os valores da McDonald’s”, segundo um comunicado da cadeia de restaurantes publicado nos Estados Unidos.

A cadeia de fast food tinha anunciado o encerramento temporário dos seus restaurantes e a suspensão das operações na Rússia no passado dia 08 de março. A saída da McDonald’s da Rússia tem um grande peso simbólico e económico, pois o grupo foi uma das primeiras marcas ocidentais estabelecer-se no país. Abriu uma filial em Moscovo em 1990, pouco antes da queda da União Soviética, tornando-se um símbolo do fim da Guerra Fria.

Encontrada criança desaparecida misteriosamente no MacDonald’s
Tiolah, de oito anos, desapareceu após ter ido ao MacDonald’s na companhia de uma vizinha e de outro homem. Após emitir um alerta de sequestro, a polícia foi alertada para a possível presença da criança na zona Bristol. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS