INE confirma ou revê hoje crescimento da economia no 3.º trimestre
O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirma, ou revê, hoje os dados do crescimento da economia no terceiro trimestre deste ano que, segundo a estimativa rápida, terá sido de 1,9% em termos homólogos e 0,2% em cadeia.
Segundo a estimativa rápida divulgada no final de outubro pelo INE, a taxa de crescimento homóloga foi 0,3 pontos percentuais superior à registada no segundo trimestre deste ano.
O gabinete de estatísticas nacional explicou que “o contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB [Produto Interno Bruto] aumentou ligeiramente no terceiro trimestre, verificando-se uma aceleração do consumo privado e uma diminuição do investimento”.
Por outro lado, o “contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB manteve-se negativo, registando-se uma aceleração das importações e das exportações de bens e serviços”.
Já na evolução em cadeia, o PIB aumentou 0,2% em volume, uma taxa idêntica à verificada no trimestre anterior.
Os dados finais sobre a evolução do PIB no terceiro trimestre, em conjunto com os números preliminares sobre a inflação em novembro, vão permitir calcular qual vai ser o aumento das pensões que decorre da lei.
MES (PD) // EA
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram