Guia Michelin quer apostar na promoção da gastronomia de Portugal

O Guia Michelin Espanha e Portugal pretende dar maior destaque aos restaurantes e produtos portugueses, face à “evolução gastronómica” nacional na última década, adiantou à Lusa a diretora de comunicação da Michelin ibérica.

Guia Michelin quer apostar na promoção da gastronomia de Portugal

“A ideia é valorizar cada vez a gastronomia das regiões da Península Ibérica. E por isso queremos dar valor, também, uma dedicação um pouco mais especial a Portugal em geral”, referiu Mónica Rius. “Em geral, é difícil para os países mais pequenos ter uma certa proeminência”, comentou. No entanto, destacou, “talvez há dez anos não fizesse muito sentido” promover a gastronomia portuguesa. “Hoje em dia faz sentido porque Portugal e as autoridades portuguesas querem-no. Tem havido uma evolução gastronómica e as instituições portuguesas querem promover Portugal. Esta é a altura certa”, disse.

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Sem adiantar em concreto que iniciativas poderão ser lançadas com este objetivo, Mónica Rius apontou como possibilidades a realização de experiências gastronómicas. Quer numa determinada cidade ou região ou a propósito de um certo produto, vinho ou produtor, desenvolvendo uma “rota gastronómica” em torno desse tema. Outra forma de promover o país passa pela realização da gala anual de apresentação do Guia Michelin ibérico — o que aconteceu em Lisboa em 2018. Mas tem passado por várias cidades espanholas, como Girona, Santiago de Compostela, Marbelha, Madrid ou Bilbau.

“Talvez há dez anos não fizesse muito sentido” promover a gastronomia portuguesa

A edição de 2022 do guia de Espanha e Portugal foi apresentada em dezembro passado em Valência. E a empresa anunciou esta semana que o guia do próximo ano será apresentado em novembro em Toledo. Com a gala, que recebe normalmente mais de 600 convidados, incluindo mais de uma centena de profissionais de comunicação, além de ter transmissão online, “coloca-se o foco na região por muito mais tempo, durante quase um ano”, referiu Mónica Rius. Dentro da empresa, também houve uma alteração. Com a incorporação na equipa da Michelin Experience — em que está integrado o guia – de um português, que era o responsável pelas relações institucionais em Portugal.

“Ele tem conhecimento das instituições portuguesas. E a verdade é que acreditamos que, com este contacto e o facto de ele ser português. Isso ajudará muito para podermos saber um pouco mais. E para podermos melhorar e expandir essa colaboração com instituições portuguesas para valorizar a gastronomia”, acrescentou. Na edição deste ano do guia ibérico, Portugal tem sete restaurantes com duas estrelas (‘cozinha excelente, vale a pena o desvio’). E 26 com uma estrela Michelin (‘cozinha de grande nível, compensa parar’). O país não conta com nenhum restaurante com a classificação máxima (‘cozinha excecional, justifica a viagem’).

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