Grupo chinês Xiaomi vai iniciar produção de carros elétricos em 2024

O grupo tecnológico chinês Xiaomi vai iniciar a produção em massa dos seus primeiros carros elétricos em 2024, anunciou hoje o fundador da empresa, Lei Jun, na sessão anual da Assembleia Popular Nacional (órgão legislativo) da China.

Grupo chinês Xiaomi vai iniciar produção de carros elétricos em 2024

Lei Jun explicou numa reunião plenária da delegação de Pequim que o progresso na produção do carro da Xiaomi “superou as expectativas”. “O veículo concluiu, com sucesso, o teste do inverno e deve ser lançado no próximo ano”, disse Lei Jun, que é também delegado da APN, acrescentando ainda que a produção em série terá início “no primeiro semestre de 2024”.

Para ler depois
O fim dos carros não elétricos: que países estão à frente na corrida?
De acordo com decisão da União Europeia, em 2035 passa a ser proibida a venda de carros não elétricos novos. Na corrida à eletrificação total das viaturas, que países estão mais próximos de atingir a meta (… continue a ler aqui)

O empresário contou que dedica “metade do seu tempo” ao negócio automóvel, no qual investiu, em 2022, mais de 3.000 milhões de yuan (408 milhões de euros). A equipa de pesquisa e desenvolvimento da Xiaomi dedicada à produção de um automóvel elétrico conta já com 2.300 pessoas. Em março de 2021, a tecnológica anunciou a entrada no setor dos veículos elétricos com a criação de uma subsidiária, chefiada pelo próprio Lei Jun, num investimento de 10 mil milhões de dólares (8,515 milhões de euros), a ser feito ao longo dos próximos 10 anos. A Xiaomi fabrica já alguns veículos elétricos, como motocicletas.

A China avançou nos últimos anos com a iniciativa Made in China 2025, que visa transformar o país numa potência tecnológica, com capacidades nos setores de alto valor agregado, incluindo inteligência artificial, energia renovável, robótica e carros elétricos. A fabricante de automóveis chinesa BYD é já líder mundial nas vendas de veículos elétricos, tendo ultrapassado, no ano passado, a norte-americana Tesla.

Impala Instagram


RELACIONADOS