Governo prevê concurso para radares no aeroporto da Madeira no 2.º trimestre

O secretário de Estado das Infraestruturas disse hoje que o concurso para aquisição de novos radares para o aeroporto da Madeira pode ser lançado no segundo trimestre do ano e que o financiamento está incluído no orçamento da NAV.

Governo prevê concurso para radares no aeroporto da Madeira no 2.º trimestre

“Se correr bem, o concurso [para radares no aeroporto da Madeira] pode ser lançado ainda neste segundo trimestre, senão ficará para o terceiro trimestre e o dinheiro está no orçamento da NAV”, adiantou Hugo Santos Mendes, no final de uma audição de cerca de sete horas na comissão parlamentar conjunta de Orçamento e Finanças e Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, no âmbito da apreciação, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Em 2021, um grupo de trabalho criado pelo Governo da República concluiu, entre outros aspetos, ser fundamental a aquisição de dois equipamentos de radar que permitem uma medição mais precisa dos ventos, contribuindo para a melhor operacionalidade do aeroporto, frequentemente afetada por essa razão.

Principal suspeito da morte de adepto do FC Porto ouvido hoje pela Polícia Judiciária
Renato Gonçalves, principal suspeito da morte de adepto do FC Porto, tem 19 anos, é empregado dos Super Dragões e lutador de UFC (… continue a ler aqui)

O processo de aquisição é da responsabilidade da NAV — Portugal. No dia 10 de fevereiro, a vogal do conselho de administração Egídia Martins disse, em audição parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira, que a empresa está em condições de avançar com o concurso público, no valor de 4,5 milhões de euros, desde que obtenha garantia de financiamento do Governo. A responsável indicou que a NAV não tinha ainda recebido qualquer indicação ou garantia de financiamento do Governo socialista, esclarecendo também que a verba não foi inscrita no Orçamento do Estado para 2022.

“Neste momento, é uma obra fundamental para o país”

Entretanto, o deputado do PS/Madeira na Assembleia da República Carlos Pereira afirmou, recentemente, em declarações na RTP/Madeira, que o concurso público seria lançado em março. “Fico à espera para ver se se vai concretizar”, comentou Miguel Albuquerque, adiantando que a instalação dos radares é uma “obra fundamental”. “Neste momento, é uma obra fundamental para o país, é uma obra essencial para melhorar a acessibilidade num dos principais aeroportos do país”, reforçou.

Impala Instagram


RELACIONADOS