Google assegura que ‘smartphones’ da Huawei vão continuar com serviços básicos

A Google assegurou hoje que os ‘smartphones’ da Huawei vão continuar a ter os serviços básicos apesar das restrições impostas por Washington às relações comerciais com o gigante chinês.

Google assegura que 'smartphones' da Huawei vão continuar com serviços básicos

A Google assegurou hoje que os utilizadores dos ‘smartphones’ da Huawei vão continuar a ter os serviços básicos da empresa norte-americana apesar das restrições impostas por Washington às relações comerciais com o gigante tecnológico chinês.

A Google, uma unidade da Alphaber Inc., afirmou hoje que está a cumprir e “a analisar as implicações” da exigência de licenças de exportação para vendas de tecnologia à Huawei Technologies Ltd. O pedido da semana passada surge depois das acusações do governo dos EUA de que a Huawei, a maior fabricante de equipamentos de rede para empresas de telefones móveis e a segunda maior marca mundial de ‘smartphones’, é um risco para a segurança.

“Garantimos que, enquanto cumprimos todos os requisitos do governo dos EUA, serviços como o Google Play e a segurança do Google Play Protect continuarão a funcionar no seu dispositivo Huawei existente”, afirmou o Google no Twitter.

A Huawei disse que não faz comentários imediatos e nega que facilite a espionagem chinesa

A Huawei, que usa o sistema operativo Android da Google é a segunda maior marca global de ‘smartphones’ em número de aparelhos vendidos, atrás da Samsung Electronics, da Coreia do Sul. A Google permite que os fabricantes de ‘smartphones’ utilizem o Android e os seus serviços básicos gratuitamente. Analistas do setor afirmam que isso significa que eles não seriam afetados pela restrição de vendas ou interação comercial.

A transferência de hardware, software ou serviços para a Huawei ou interação técnica com a empresa chinesa seria restrita pela ordem dos EUA na semana passada.

A ordem entrou em vigor na quinta-feira e exige a aprovação do governo para todas as compras de ‘microchips’, software e outros componentes dos Estados Unidos, globalmente, pela Huawei e 68 empresas afiliadas. O governo dos Estados Unidos afirma que fornecedores chineses, incluindo a Huawei e a sua rival menor, ZTE Corp., representam uma ameaça de espionagem porque estão legalmente comprometidos com o Partido Comunista da China. Mas as autoridades americanas não apresentaram provas de que algum equipamento da Huawei sirva como canal intencional de espionagem por parte de Pequim.

Entretanto, o gigante tecnológico Huawei assegurou hoje ter feito “contribuições substanciais” para o desenvolvimento do sistema operativo Android, garantindo que continuará a disponibilizar atualizações de segurança e serviços pós-venda a todos os seus equipamentos. A Huawei informa que continuará a fornecer atualizações e serviços pós-venda a todos os seus equipamentos, tanto “aos que já foram vendidos, como aos que ainda estão em armazém”.

 LEIA MAIS

Criança de 10 anos morre em bagageira após festejos da vitória do Benfica

‘Rei de Inglaterra’ mata à facada casal de portugueses e é condenado a 15 anos de prisão

Impala Instagram


RELACIONADOS