Facebook retira 31,5 milhões de publicações sobre discurso de ódio no 2.º trimestre

O Facebook removeu 31,5 milhões de publicações de conteúdos sobre discurso de ódio no segundo trimestre e 9,8 milhões no Instagram, de acordo com o último relatório da rede social.

Facebook retira 31,5 milhões de publicações sobre discurso de ódio no 2.º trimestre

Facebook retira 31,5 milhões de publicações sobre discurso de ódio no 2.º trimestre

O Facebook removeu 31,5 milhões de publicações de conteúdos sobre discurso de ódio no segundo trimestre e 9,8 milhões no Instagram, de acordo com o último relatório da rede social.

Isto deve-se “à melhoria contínua da nossa deteção proativa”, refere o Facebook, salientando que os investimentos realizados em inteligência artificial (IA) permitem detetar “mais formas de violação do discurso de ódio” nas duas plataformas.

No primeiro trimestre, o Facebook tinha retirado 25,2 milhões de publicações de discurso de ódio e o Instagram 6,3 milhões.

Segundo o Facebook, a prevalência do discurso de ódio “tem decrescido nos três trimestres consecutivos” desde que a rede social começou a divulgar informação sobre o assunto.

No segundo trimestre deste ano, a prevalência sobre discurso de ódio era de 0,05%, ou seja, cinco visualizações em 10.000, abaixo dos 0,05%-0,06% – ou cinco a seis visualizações – registados no primeiro trimestre.

A remoção de conteúdos de discurso de ódio “aumentou mais de 15 vezes no Facebook e no Instagram”, acrescenta.

No que respeita a conteúdos relativos a nudez de crianças e abuso físico, o Facebook retirou, no segundo trimestre, 2,3 milhões de publicações, com uma taxa proativa acima dos 97%, e no Instagram foram removidas 458 mil, com uma taxa proativa acima dos 95%.

A taxa proativa refere-se à atuação da rede social sobre os conteúdos antes de que algo lhe tenha sido reportado.

No que respeita a conteúdos de exploração sexual de crianças, foram retirados 25,7 milhões de publicações do Facebook e 1,4 milhões do Instagram.

No segundo trimestre, “melhorámos a nossa tecnologia de deteção proativa em vídeos e expandimos a nossa tecnologia de correspondência de media no Facebook, o que nos permite remover conteúdos mais antigos”, explica.

No período em análise, o Facebook retirou 6,2 milhões de publicações de conteúdos de ódio organizado, contra 9,8 milhões no primeiro trimestre; 16,8 milhões relativos a suicídio e de autolesão, o que compara com 5,1 milhões nos primeiros três meses do ano; e 34,1 milhões de publicações sobre conteúdos violentos e gráficos, contra 30,1 milhões.

No Instagram, no segundo trimestre foram retiradas 367 mil publicações de conteúdos de ódio organizado, contra 325 mil no primeiro trimestre; três milhões de publicações sobre suicídio e autoferimentos, o que compara com 2,6 milhões anteriormente; e 7,6 milhões de publicações de conteúdos violentos e gráficos, face aos 5,5 milhões nos três primeiros meses de 2021.

ALU // EA

By Impala News / Lusa

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