É provável que tenha sido enganado com os novos preços dos combustíveis

Governo anunciou corte no ISP e descida acentuada dos preços dos combustíveis, só que na realidade não foi bem assim. Fique a saber de quem é a culpa.

É provável que tenha sido enganado com os novos preços dos combustíveis

Entrou em vigor na segunda-feira a descida no imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), só que a realidade é que muitos portugueses foram enganados na hora de atestar as viaturas. Isto porque as gasolineiras decidiram ficar com parte do corte anunciado pelo Governo. É certo que a descida dos preços dos combustíveis foi acentuado, só que ficou aquém do anunciado. A conta é simples de fazer. Bastava retirar ao preço de venda a descida do imposto que passou a vigorar. Só que os preços não desceram nesta medida e quem ficou a ganhar com isso foram as gasolineiras.

Galp com lucros de 155 milhões de euros nos primeiros três meses do ano
A Galp Energia obteve um resultado líquido de 155 milhões de euros no primeiro trimestre de 2022, que comparam com 26 milhões do período homólogo e com 130 milhões do trimestre anterior (… continue a ler aqui)

De acordo com as contas do governo a descida do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) faria descer o preço de venda do gasóleo em 14,2 cêntimos por litro. Por sua vez, a gasolina teria uma descida de 15,5 cêntimos por litro. Só que a realidade foi bem diferente. A descida dos preços ficou-se pelos 8,7 cêntimos. Valor aplicado ao gasóleo simples e à gasolina 95. O que significa que as gasolineiras viram aumentar as margens brutas em 5,5 cêntimos no gasóleo e 6,8 cêntimos na gasolina.

A descida dos preços dos combustíveis ficou-se pelos 8,7 cêntimos

Estes dados são oficiais e dados a conhecer pela Direção-Geral de Energia e Geologia, que os atualiza diariamente com menção aos valores praticados na véspera. São mencionados os preços médios praticados em Portugal e dos preços pagos efetivamente pelos consumidores, incluindo os descontos. Ou seja, se é verdade que o preço final desceu, é igualmente um facto que o preço antes dos impostos subiu. O que engana quem estava atento às previsões. Ainda assim, salienta-se que o petróleo não ficou mais caro na semana passada. Aliás, o preço até desceu. Daí que o governo apele a que os portugueses estejam atentos à fatura no momento de abastecer as viaturas.

Valores mais elevados do que antes da guerra da Ucrânia

Esta descida é a segunda que o governo faz no ISP desde a invasão da Ucrânia. Ainda assim, o preço final dos combustíveis está mais caro do que aquele que se praticava antes do início da guerra. O gasóleo está 18 cêntimos mais caro do que a 23 de fevereiro, véspera do início do conflito militar. Já a gasolina tem um preço superior de aproximadamente seis cêntimos.

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS